carregando...
Profissão Atitude
O ENGODO DOS SISTEMAS DE GESTÃO
O ENGODO DOS SISTEMAS DE GESTÃO

Abraham Shapiro

Venda é o que dá sustentação a qualquer empresa. Mesmo às desorganizadas. 

E como tem empresa desorganizada neste Brasil: pessoal trabalhando sem processos, alta demanda de tempo e o dia a dia de cada um muito parecido ao trabalho de um bombeiro: só para apagar incêndios.

Este é um cenário muito comum. Tanto é que 60% das empresas quebram até o 2º ano de sua implantação no Brasil.

Mas não faltam mágicos e oportunistas que se aproveitam disso. 

Certo dia, chega alguém com uma proposta fantástica: comprar um Sistema de Gestão – um programa para integrar as áreas e que custa algumas centenas de milhares de reais. O apelo é chocante: trocar dinheiro por uma empresa organizada. Fofo! Mas não é o que acontece.  

Quantas vezes já vi o antes, o durante e o depois da implantação de Sistemas em empresas nesse estado. Não foi muito diferente do inferno de Dante, como li na Divina Comédia.

O erro estúpido dessas empresas situa-se em pensar que Sistema organiza bagunça. E eu lhes digo: “tanto quanto um sofá novo salva um casamento infeliz.”

Uma empresa necessita de processos. Processos eficientes que funcionem, primeiro, manualmente. Só depois disso é que ela estará apta a implantar um Sistema de Gestão.

Sistema algum é o salvador da pátria; e nem da lavoura.  Sistema é, antes de tudo, uma cultura organizacional que requer planejamento, preparo, investimento forte na educação de todos  antes, durante e depois de qualquer um achar ou pensar ser esta a a mais genial das ideias.