carregando...
Profissão Atitude
Não exija obediência do seu cliente
Não exija obediência do seu cliente
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Sempre que você tenta impor um processo de obediência sobre qualquer pessoa,  o risco de perdê-la é grande – seja cliente, colega, funcionário ou mesmo um filho.

Observe, por exemplo, quanta gente acaba desistindo de cara quando tem de registrar um produto recém-comprado ou preencher um cadastro ao baixar um  aplicativo no celular.

Em lugar de conseguir o máximo de informações para o aprimoramento do produto, as empresas jogam fora as chances de ampliar o relacionamento com aquele cliente em prazo mais longo. Elas podiam criar um modelo mais simples. Quando exigem tudo de uma vez, elas levantam uma parede entre a segurança do aplicativo e a vontade do usuário vê-lo funcionar imediatamente.

No momento em que o cliente se defronta com qualquer situação difícil de executar ou que consumirá tempo demais, sua tendência será abandonar. Ou seja: as consequências de qualquer imposição quase sempre são negativas. 

Qual deve ser o procedimento eficaz? Vai aqui uma metáfora. Do mesmo modo que se come um salame após cortá-lo em fatias finas, o relacionamento  com o cliente requer planejamento, tranquilidade e implantação em suaves prestações para que seja efetivo e atinja seu propósito. Quem quer tudo numa só etapa, acaba sem nada e atraia antipatia.