carregando...
Profissão Atitude
NÃO COMPITA COM GENTE BAIXA
NÃO COMPITA COM GENTE BAIXA

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
 

Minha amiga Carla chegou ao consultório médico, dirigiu-se ao balcão e identificou-se. A secretária não estava num bom dia e disponsou-lhe  um tratamento grosseiro e nada cortês.

Carla tem a personalidade expressiva. Ela não se conteve e respondeu num tom que julgou estar à altura do que a moça do atendimento merecia. 

A secretária engrossou ainda mais, e o resto da história você pode imaginar não ter sido nada agradável.

Todo comportamento agudo pode se transformar em conflito tão facilmente quanto incendiar capim seco.  Esse aumento progressivo da intensidade de um conflito ou uma crise se chama “comportamento de escalada” 

Eu preciso dar-lhe  uma dica prática sobre isso. Por experiência própria, quando você for  tratado com grosseria, contenha-se. Engula seco, pense por alguns segundos antes de se pronunciar, baixe o tom de voz e esqueça os seus direitos, porque nessa hora de nada adianta buscar defesa. Respire fundo  e mantenha o seu interesse à vista. Exponha a sua necessidade pessoal,  porque é melhor contar com a pouca vontade que a outra pessoa ainda tenha para fazer sua obrigação, do que criar um clima de desvantagens que se converterá em prejuízo para você.

Não compita com gente baixa. As perdas serão todas e exclusivamente suas. E você vai se arrepender muito depois.