carregando...
Profissão Atitude
MUDE DE ACORDO COM AS MUDANÇAS
MUDE DE ACORDO COM AS MUDANÇAS

“Se alguma coisa estiver sendo feita de modo errado, supõe-se que inevitavelmente aparecerá, pois, não há erro que consiga justificar sua existência.” – Frase de um livro de Gestão da Qualidade  


Abraham Shapiro

Quais são os sintomas de que há algo errado na sua empresa?

Há uma pergunta bastante reveladora: “Por que você faz o que faz?”

Se a resposta for: “Porque me ensinaram assim. Disseram que eu devia fazer deste modo, eu obedeço e ponto final”; isso mostra que provavelmente erros cometidos estão sendo ignorados. As chances de que evoluam para sérios problemas são realmente grandes. 

Eu já me deparei com pessoas que se gloriam em dizer: "Meu avô fazia assim, meu pai fazia assim e eu também faço". É lindo. Parece um epitáfio. Devia mesmo ser escrita num túmulo.

Geralmente, quase ninguém gosta de mudanças. Talvez por isso a reengenharia durou tão pouco.

O que trouxe uma empresa até aqui não é garantia alguma de que a levará adiante. O ambiente muda. O mundo muda. E junto deles, muda também o consumo de produtos e serviços. Continuar fazendo tudo igual ao que deu certo no passado pode ser a mais tola das decisões. 

Um empresário consciente e sintonizado em seu tempo irá manter a essência de seu negócio, mas também olhar para dentro de seu modelo de gestão. Ele estará preocupado em calibrar eficiência, qualidade e outros parâmetros aos hábitos de consumo de seus clientes ainda que seu avô e pai tenham se saído bem no que fizeram em seu lugar.

Quem quer sucesso em negócios deve conhecer o sentido da palavra mudança e praticá-lo como necessidade, pois a  mente é como um para-quedas... só funciona se abrir!