carregando...
Profissão Atitude
MAIS  DESEJÁVEL DO QUE SEXO
MAIS DESEJÁVEL DO QUE SEXO

Abraham Shapiro

No ambiente empresarial de hoje, reconhecimento e até premiar os resultados dos empregados é mais importante do que jamais foi antes. O motivo é que nunca as pessoas precisaram tanto de ajuda para descobrir o propósito de seu trabalho. E éeste o item de maior peso na conta da motivação. Aliás, motivação autêntica só existe quando o indivíduo sabe bem o que tem de fazer e encontra um sentido no que faz. 

Um empregado carece de sentir-se parte de algo valoroso para que execute suas tarefas com energia. Assim, quando faz um bom trabalho, é essencial que seu líder mostre que o viu fazendo bem e aprecie sua atitude. 

Elogiar é bom. Mas elogio é uma forma de reconhecimento um tanto perigosa. Se exagerado, parece duvidoso. Para que seja eficaz deve ser breve, sincero, específico, positivo e prático. O mais possível. E o detalhe importante desta prática é que só deve ser feita sobre situações objetivas e mensuráveis, situações sobre as quais fique evidente o esforço do colaborador em realizá-las. Muito cuidado em distribuir elogios sem estas bases. Poderá ser um veneno.

Mary Kay Ash, fundadora da Mary Kay Incorporation, empresa mundial de cosméticos que atualmente ganha grande espaço comercial no Brasil, disse com muito fundamento a seguinte frase:  "Há somente duas coisas que as pessoas querem mais do que sexo e dinheiro, e elas são: reconhecimento e elogio".

E pensando bem, mostrar reconhecimento e elogiar é tão fácil e barato que simplesmente não há desculpas porque não fazê-lo, a não ser por orgulho ou grosseria.