carregando...
Profissão Atitude
Isto pode mudar o seu desempenho e o seu futuro
Isto pode mudar o seu desempenho e o seu futuro

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

O sabe-tudo é o contrário do aprendiz.

O sabe-tudo é categórico, crítico, dogmático, irresponsável e arrogante. Pensa saber o tempo todo o que os outros devem fazer e não poupa críticas contra os que não fazem o que devem. Ele nunca tem culpa – os outros, sim. É um expectador por excelência. Não jogao jogo, por exemplo, mas assiste, e sente-se seguro para dar todos os palpites. Nada faz para que seu time de futebol ganhe, por exemplo. Mas responsabiliza os jogadores, o técnico, o juiz, os adversários, o clima, a sorte e tudo o que for possível se seu time perder.

O “aprendiz” é bem diferente. Trata-se de um sujeito consciente de que existem fatores fora de seu controle e é por isso que se concentra nas variáveis que ele mesmo pode modificar. A fonte de sua autoestima está no sucesso em longo prazo. Daí ele nunca buscar aquela típica gratificação imediata de “ter razão”.

Se um sabe-tudo e um aprendiz tomarem uma chuva e chegarem molhados ao escritório, o sabe-tudo dirá: “A chuva nos pegou de surpresa”. O aprendiz: “Eu não consultei a previsão do tempo e por isso nem pensei em trazer o guarda-chuva”.

O primeiro joga a culpa na chuva e se considera vítima das circunstâncias. O outro assume a responsabilidade de não ter-se informado e se enxerga como protagonista.

Espero que você reflita sobre as suas atitudes.  Em qual dos dois perfis você se enquadra?  Adote medidas para adequar-se ao comportamento protagonista. Seja sempre um “aprendiz” e prospere.