carregando...
Profissão Atitude
INOVE, SIM. MAS INOVE CERTO!
INOVE, SIM. MAS INOVE CERTO!

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

O mundo toma café há mais de quinhentos anos. Mas em qualquer cozinha moderna, a bebida é preparada por um processo nada parecido com o que os nossos pais e avós usaram.

Em 1990, uma empresa americana, chamada Keurig, lançou uma máquina que usava café em cápsulas de dose única. Imediatamente empresas migraram para a nova técnica. E o uso doméstico começou só em 2004.  

As vendas decolaram. Foi explosivo.

Hoje, existem mais de 200 sabores em cápsulas. Nos Estados Unidos elas custam cerca de dez vezes mais do que o custo por xícara do café preparado por métodos tradicionais.  E o consumidor paga mais pela rapidez, conveniência, originalidade e paladar.

A lição: quando se agrega algum atributo ou vantagem diferencial a um produto, ele se posiciona de modo diferente aos olhos e na mente do consumidor.

Oferecer uma nova vantagem foi o que a Keurig fez. Eles jamais chegariam ao sucesso se apenas melhorassem a ideia do café obtido pelo pocesso do coador.  Mas com uma proposta de café extraído numa máquina, em doses fixas, produzindo a mais saborosa e autêntica essência da bebida, a empresa faturou muito alto.

Inventar uma nova categoria produz crescimento mais acelerado a qualquer empresa e atrai investidores em maior proporção do que aquelas que se limitam a lançar inovações modestas no mercado em que já atuam.

Inovar é um ato de ousadia. E se os riscos forem calculados e assumidos com planejamento e estratégia, boas e inteligentes inovações tornam-se o caminho mais rápidos para o sucesso e para resultados financeiros gigantescos. Em qualquer mercado.