carregando...
Profissão Atitude
Grandes mudanças não começam com revoluções
Grandes mudanças não começam com revoluções
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Você talvez imagine que a revolução da Tecnologia da Informação ocorreu com o microchip. Não é verdade.  Foi com a invenção da imprensa por tipos móveis de Johannes Gutenberg, em 1440. Esta foi a causa real da maior explosão de ideias de todos os tempos.

O livro já existia antes de Gutenberg. Mas era um item de alto luxo da nobreza. Os escribas produziam um exemplar de cada vez.  Pagava-se um florim de ouro por cada cinco páginas escritas à mão. Hoje em dia esta moeda valeria cerca de 200 dólares.  Assim, um livro de 500 páginas chegava a custar 20 mil dólares. Você crê? E para piorar, vinha com uma série de erros de transcrição porque era a cópia da cópia de uma cópia.

A invenção da imprensa – ou prensa – por tipos móveis mudou drasticamente aquele mundo.  De uma hora para outra o custo de produção de um livro diminuiu trezentas vezes, caindo de 20 mil dólares em valores atuais para algo em torno de 70.

A invenção de Gutenberg aumentou também a demanda de óculos. Como os europeus não liam, não sabiam que não enxergavam de perto.  E em consequência, o negócio de óculos incentivou as experiências com lentes, levando à invenção do microscópio e do telescópio – que fizeram  verdadeira parafernalha na Biologia e na Astronomia.

Você imaginava que a impressão em papeis tivesse tanto a ver com a ciência e a tecnologia? Saiba  agora que sim. Funcionou tal como a  queda de dominós enfileirados. E é bem assim que as mudanças acontecem.