carregando...
Profissão Atitude
FUNCIONÁRIOS MAL VALORIZADOS
FUNCIONÁRIOS MAL VALORIZADOS

Abraham Shapiro

Uma empresa que não oferece a seus funcionários condições de crescimento na função ou de melhoria de salário por produtividade, assim como aquela que os remunera abaixo da realidade do mercado, os verá fazerem uma dessas três coisas:

- Constante prospecção por outra vaga,

- Busca de um segundo emprego,

- Atividade paralela tipo “bico” para complementar seus ganhos, como: a venda de cosméticos, roupas e outros.

As pessoas geralmente têm ambição. Muitas delas estão insatisfeitas com sua situação atual e desejam mudar para melhor.

Quando a empresa oferece condições de mobilidade de função ou de ganhos, os funcionários tendem a se engajar mais porque visam novos patamares.

Em oposição, quando os lucros escoam somente para o bolso do patrão  e não existe gestão de pessoas que valorize a mão de obra, os funcionários tendem a oferecer mínimo esforço e se comportam ao velho modelo  de “um olho no peixe e o outro no gato”.

Quanto custa perder um bom funcionário? Eu direi: custa a perda da expertise e do know how que ele adquiriu com recursos da empresa. Não seria muito mais viável investir num sistema de gestão que superasse estas lacunas?

E sabe o que mais? Se a sua opção é substituí-lo, você encontrará muitos candidatos piores, pouquíssimos iguais, e quase nenhum melhor do que ele ao preço que você já o remunera. Então, pense bem antes de manter condições adversas aos seus recursos humanos e favoráveis só aos lucros em seu favor.