carregando...
Profissão Atitude
FERIADOS DURANTE A SEMANA
FERIADOS DURANTE A SEMANA

Abraham Shapiro

Feriado no meio da semana é estupidez. E quem mais gosta disso geralmente são os indivíduos que fogem de trabalho, detestam as segundas-feiras,  ou aqueles que só levam trabalho a sério às terças, quartas e quintas-feiras, “já que ninguém é de ferro”, como eles mesmos dizem. 

Um país em crise econômica com as proporções da atual, como é o Brasil, devia repensar sua logística de feriados. 

Paradas no meio da semana prejudicam o fluxo de caixa e os resultados das organizações – quando não, inclusive, o set-up de máquinas e equipamentos no dia seguinte. 

Mas há outros pontos a se considerar.  

Por exemplo, o Brasil é um país  sem religião oficial de estado. Os feriados religiosos, como dias de padroeiros, Corpus Christi e outros, deviam restringir-se a interessados pela prática da religião correspondente, e não generalizar-se como data nacional ou local. 

Outro ponto é o civismo. Feriados nacionais, como, a Independência, são importantes para a construção do espírito cívico de crianças e jovens. Estes devem ser mantidos e até reforçados. Aliás, vai aqui um desabafo: nunca entendi porque se celebra Tiradentes e nada se fala sobre 22 de Abril, já que é a data oficial do Descobrimento do Brasil.  

O resto do tempo, devemos  trabalhar, gente! Trata-se da maior lição e herança a serem deixadas às futuras gerações: amor ao trabalho, apego ao compromisso e obsessão pela responsabilidade.

Dia desses, eu conversava com uma pessoa por quem tinha grande consideração. Perdi por razões semelhantes à narrada neste episódio. Disse-me ela que feriados no meio da semana são um “respiro” merecido aos trabalhadores brasileiros que são explorados e ganham muito mal!

Poucas vezes ouvi algo tão vil. Também pudera. A psicologia demonstra ser comum o indivíduo julgar causas externas adotando seus próprios padrões internos. É perfeito, pois neste caso,  trata-se de um tolo medindo o mundo pela régua de sua tolice.