EU SOU A MINHA EMPRESA!
Abraham Shapiro
Diante de tamanha rotatividade de mão de obra que muitas organizações enfrentam atualmente, como incutir valores na rotina dos colaboradores e fazer que eles sintam-se motivados a agir?
Quando uma empresa nasce no imaginário de seu fundador, quase sempre vem acompanhada de um propósito maior do que simplesmente ganhar dinheiro. Há um sonho ali, uma imagem de responsabilidade e de transferência de valores aos futuros clientes e parceiros.
Mas, novamente, a mesma pergunta: como envolver as pessoas no entendimento disso e em sua prática?
Treinamento é um dos meios.
Infelizmente, parece que muitos empresários confundem treinamento com perda de tempo ou com custo. Então se contentam em escrever a missão, crenças e VALORES num quadro da recepção e isso lhes basta.
Investir em treinamento não é trazer o bla-bla-blá inútil das palestras de motivação para as atividades da rotina do dia a dia. Eu refiro-me aqui ao treinamento que estabelece o momento presente com clareza e compartilha o futuro:
- a visão dos próximos passos a serem dados,
- o que a empresa almeja e
- como fará para buscar suas metas.
Isso é o que revela o porquê da estratégia, amplia a confiança, a lealdade e o comprometimento dos funcionários.
O objetivo é levar o colaborador de qualquer nível hierárquico a dizer por si mesmo: “Eu sou a Empresa”, e confundir-se com a organização. Esta é a união perfeita entre o ser individual e o coletivo, desenvolvendo valores reais, e não imaginários ou utópicos.