carregando...
Profissão Atitude
Em seu lugar eu jamais faria isto!
Em seu lugar eu jamais faria isto!
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Quantas vezes já ouvi alguém dizer: “Eu nunca faria isto se fosse ele”.

A resposta devia ser: “Se você estivesse em seu lugar, se tivesse os genes daquela pessoa, sua educação, seu passado,  filosofia de vida, desejos e atitudes, faria precisamente o que ela fez. A prova é que ela fez isto! A diferença é que você não é ela e pensa que, do modo como é, teria agido diferentemente se estivesse naquela situação”.

A sabedoria ensina duas lições. A primeira: “Não julgue o próximo enquanto não estiver em seu lugar”;  ou seja: tente colocar-se  na ‘pele’ do outro antes de fazer um julgamento. E a segunda: “Não zombe de ninguém e não despreze coisa alguma, porque não há pessoa que não tenha sua hora e não há coisa que não tenha seu lugar”.

E a Bíblia diz: “Julgue o seu próximo com retidão”. Na prática, corresponde a dar ao próximo o benefício da dúvida ao vê-lo fazendo algo que poderia ser interpretado como duvidoso. Sim, porque considerar uma pessoa inocente como culpada é um erro de consequências terríveis.

Por outro lado, será que devemos confiar em qualquer um e deixar que tire vantagem de nós?  A resposta é: “confiança de todo o coração só em D-us”, ou seja, devemos estar sempre alertas para não sermos enganados. Eu devo honrar o meu semelhante, sim. Mas devo suspeitar dele. A razão? Somos todos humanos falíveis e  suscetíveis.

Eu devo amar ao próximo como a mim mesmo. E como sei que eu tenho muitas falhas e ainda assim continuo me amando, devo fazer o mesmo por meus amigos e familiares. Eles têm falhas e apesar delas, eu os amo. Para alguns pode ser fácil. Para outros, nem tanto.

A verdade é que,  se pudéssemos julgar os outros só um pouco mais positivamente, o mundo seria um lugar bastante melhor!

(Baseado nos ensinamentos do Rav Kalman Packuz)