carregando...
Profissão Atitude
DISSO TAMBÉM DEPENDE O SUCESSO DA SUA EMPRESA
DISSO TAMBÉM DEPENDE O SUCESSO DA SUA EMPRESA

Abraham Shapiro

Existem colaboradores que garantem o sucesso da sua empresa. Você sabia? 

Quem são eles? São os que você não pode se dar ao luxo de perder nunca. Eles são indispensáveis. E substituí-los seria muito, mas muito difícil.

Pare de desperdiçar tempo com funcionários problemáticos e de baixo desempenho.  O lucro está em reter os funcionários importantes.

O Otávio julgava que seus bons funcionários dependiam do salário acima do mercado que ele pagava e que eles fariam qualquer coisa para manter. Mas se esquecia de que as pessoas precisam também de reconhecimento, não só de salário.

Aqueles empregados o viam como um autêntico explorador. Ele esquecia de que o pessoal precisava de descanso. Impunha jornadas de trabalho muitas vezes sem folga semanal por meses seguidos. Achava que registrando o funcionário na função de gerente, tinha o direito de exigir o que bem desejasse. 

O preço que o Otávio pagou por sua indiferença foi a perda gradual dos melhores colaboradores. Muitos deixaram a empresa para ganhar menos. E sabe quando isso mais acontecia? Nos momentos em que ele mais precisava.

Isso lembra a história de um carroceiro que, certa vez, imaginou-se lucrando mais se diminuísse aos poucos a ração com que alimentava seu cavalo. Dias após pôr em prática sua genial ideia, o faminto animal caiu morto no meio da estrada. E então, o tolo carroceiro pôs-se a lamentar: 

- “Meu pobre alazão. Agora que você já havia aprendido a não comer, D-us resolveu levá-lo”.

_______________________________

Abraham Shapiro é consultor de empresas e Executive Coach com especialidade na sucessão em empresas familiares. Fone | Whatsapp: 43 8814 1473 Email: [email protected]