carregando...
Profissão Atitude
CRÍTICAS: COMO E QUANTO ELAS PODEM AJUDAR
CRÍTICAS: COMO E QUANTO ELAS PODEM AJUDAR

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Todos nós queremos fazer a coisa certa. Ninguém acorda de manhã e diz: “Eu quero ser mau”. Mesmo um criminoso tentará justificar seu comportamento como sendo ‘bom e correto’. 

Há muita gente que tem prazer em achar defeitos nos outros – ou por serem perfeccionistas, ou para tentar aumentar seu poder pessoal. Seria preciso que eles aprendessem a ver o lado bom do próximo – seja quem for.

Como você se sente sob críticas? A maioria interpreta crítica como ataque pessoal e faz desencadear todo tipo de defesa. Não devia ser assim.

Empresas pagam muito dinheiro a consultores que lhes dizem o que estão fazendo de errado! Algumas têm caixas de sugestões. E se isto representar uma chance de mais negócios, até o que o zelador disser será considerado com cuidado e transformado em Plano de Ação pelo presidente da companhia.

Ótimo!

Então, o que explica aquele mesmo presidente ficar zangado quando chega em casa e ouve sugestões de sua esposa?

Eu explico. Ganhar dinheiro é o maior interesse dele. Já, tornar-se uma pessoa melhor, não.

Que valores são estes?

Um amigo de verdade lhe dirá se você estiver com um pedaço de alface preso entre os dentes.  Um inimigo irá rir e dizer que você está ótimo! "A crítica de um amigo é melhor do que o beijo de um inimigo”.

Eu e você não somos perfeitos. Mas se quiser alcançar todo o seu potencial, peça a alguém que tenha sabedoria que o critique. Refiro-me a quem você confie. Se você estiver empenhado em alcançar uma meta de vida, um objetivo de ser melhor, tenho certeza de que irá suportar as doses mais intensas de irritação, hostilidade e insultos. Sabe como sei? Basta olhar para um atleta olímpico e observar o que ele voluntariamente aguenta de seus treinadores!