carregando...
Profissão Atitude
CONHEÇA AS REGRAS DO NEGÓCIO ANTES DE ENTRAR NUM NEGÓCIO
CONHEÇA AS REGRAS DO NEGÓCIO ANTES DE ENTRAR NUM NEGÓCIO

Abraham Shapiro

Conta uma história que certa vez um pai procurou  seu conselheiro pessoal para consultá-lo se devia casar a filha com certo pretendente. O conselheiro respondeu: 

- Esse rapaz é uma boa pessoa. Ele tem apenas um defeito: não sabe jogar cartas.

O pai estranhou a resposta e indagou:

– Mas, me desculpe,  não saber jogar cartas é um defeito?

E o homem sábio respondeu:

– Para alguém que não joga cartas, não saber jogar pode até ser uma virtude. Mas se ele joga cartas e não sabe jogar, isso, sim, é um defeito, ou melhor, um grande problema.

Eu tive um amigo que lutou com grande esforço para vencer na vida. Na juventude não conseguiu passar no vestibular. Começou a trabalhar como funcionário de uma indústria e foi subindo degraus difíceis até chegar a gerente. 

Certo dia, ele ganhou a oportunidade de ter sua própria distribuidora dos produtos que a indústria produzia. Era sua grande chance de se tornar empresário. 

Mas havia um problema.  Ele detestava correr riscos. 

Eu lhe disse que qualquer homem de negócios passará toda sua vida diante de situações arriscadas e terá de decidir mesmo assim.

Para alguém que não dirige um negócio, não ter conhecimentos empresariais  não faz a menor diferença.  Contudo, se você quer ser um empresário e não sabe o que é uma empresa, os atributos de um líder empresarial e as regras do jogo dos negócios, isto,  de fato, é um sério defeito e, com toda certeza, vai tornar-se um problema talvez sem solução.