carregando...
Profissão Atitude
Como engajar os seus funcionários?
Como engajar os seus funcionários?
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

- “Como faço para engajar os meus funcionários?” – esta é a pergunta que mais ouço nas empresas.

Se você é gerente ou diretor de uma organização,  a primeira atitude a tomar para formar uma equipe engajada é: seja modesto.
O que é  ‘ser modesto’, na prática?
  1. Não nutra vaidade em relação ao seu próprio valor, às suas realizações e êxitos pessoais. Compartilhe os seus sucessos com as pessoas, e também os seus erros. Quando os seus subordinados virem que você é um ser mortal como eles, não terão nada a provar, e estarão dispostos a se aliar a você em busca dos mesmos objetivos. Mas se você se achar o rei sabe-tudo, estará em apuros.
     
  2. A segunda atitude é: ouça e mostre que está ouvindo. Difícil, hein? Quando uma pessoa está falando com você, ela observa todos os seus gestos e os movimentos do seu corpo. Concentre-se..., e os seus funcionários saberão que você está ligado neles.
     
  3. A terceira dica: não pretenda ter todas as respostas. Pare de se achar o único dominador do conhecimento seja lá do que for. Isso desperta a raiva e o desejo de todos mostrarem que você está errado. E, pior, eles farão de tudo pra lhe mostrar que você está realmente errado! Lembre-se sempre que seu papel é catalisar a solução, ou seja, ajudar sua equipe a encontrar  saídas rápidas e objetivas. Então, admita que você não sabe, e ajude a equipe a discutir ideias.
Eu aprendo muito com os vilões das histórias, dos filmes e séries de tevê. O que ensinam? Eles sempre têm um plano e um objetivo – não importa quão malvado sejam – e eles envolvem seus comparsas e os motivam para alcançá-los.  

Engajamento é isso!