carregando...
Profissão Atitude
Como corrigir erros e falhas
Como corrigir erros e falhas
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Permita-me dizer algo sobre erros e falhas. Eles estão presentes na vida e no trabalho de todo mundo.

O que fazer com eles? Bom seria se pudéssemos tratá-los como nos desenhos animados.

Errar é humano. O problema é que todo erro tem consequências.

Como você se comporta quando falha? Grita?  Entra em depressão? Isto só piora o cenário. É experiência própria.

Se o início de um incêndio na casa ocorreu devido a problemas na instalação elétrica e você se contenta em somente apagar o fogo, sou capaz de prever que um novo incêndio irá ocorrer a qualquer momento. A instalação continua a mesma e ela é a causa. Se esta causa não for removida ou resolvida, o risco de incêncio continuará existindo.

Se a comida não deu certo, de que adianta discutir sobre isso na sala de jantar? Os ingredientes, os utensílios, o forno e a receita estão na cozinha. É lá que a coisa precisa ser analisada e resolvida! Em vão será imaginar ou supor soluções na sala de jantar.

Os japoneses são um povo que tradicionalmente enfrenta problemas de modo corajoso e busca resolvê-los pelas causas. Eles sabem que a perda de tempo com paliativos é um engano e compromete a produtividade de todos, inclusive a do país como um todo.

A Toyota, por exemplo, adota a filosofia “Vá e veja!” Eles descobriram que a mais elevada compreensão possível a respeito dos problemas só é possível onde os processos que os geraram acantecem.  É lá que se encontra a solução, e não nas salas conforáveis da alta administração, com poltronas estofadas e ar condicionado.

“Vá e veja” onde o problema ocorreu.

Faça desta frase um mantra: “Só se resolve problema em sua causa!”

Portanto, investigue, confira, chegue à causa real, e só depois aja!