carregando...
Profissão Atitude
AGÊNCIAS DE EMPREGO
AGÊNCIAS DE EMPREGO

Abraham Shapiro

Em vários países desenvolvidos há leis que protegem o empregado de modo muito mais inteligente do que no Brasil.  Lá, por exemplo, quando o funcionário é demitido sem justa causa, a empresa é obrigada a prestar assistência psicológica e profissional.

Os psicólogos o auxiliam a manter a autoconfiança e a autoestima. 

Na área profissional, normalmente contratam os serviços de uma agência de recolocação idônea para fazer e reencaminhamento ao mercado, conhecido como “outplacement”. 

No Brasil, algumas empresas maduras e responsáveis incluem no pacote de demissão benefícios que amenizem o trauma da ruptura ao ex-colaborador e lhe confiram mais dignidade.

O problema é que poucas agências de emprego estão à altura da qualidade e do desempenho esperado para isso.

As propostas são muitas. Mas a confiabilidade é que é questionável. 

Algumas chegam ao ponto de colher currículos em sites que tenham milhares cadastrados e escolhem uma porção pelo critério do tempo de serviço e cargo que o desempregado ocupou.   Depois, fazem contato com ele e dizem ter a vaga ideal a troco de uma taxa, porém sem garantia. 

O desempregado se entusiasma e paga.  Depois de passar inclusive por empresas de fachada associadas aos trambiqueiros para promoverem as entrevistas é que  vem a desilusão de descobrir que tudo foi um esquema de safadeza ou esperteza. 

Agências de emprego, de terceirização e outros serviços estão em muitas cidades brasileiras. Mas é preciso checar o tempo de mercado e os resultados alcançados antes de fazer a sua escolha,  já que folders, website e propagandas só mostram coisas bonitas. 

É pelo bom desempenho que você saberá, sem dúvida, quem pode lhe atender.