carregando...
Profissão Atitude
A SINERGIA É FANTÁSTICA
A SINERGIA É FANTÁSTICA

Abraham Shapiro

Eu gosto muito de falar de sinergia. Mesmo sendo uma expressão desgastada pelo uso manipulado especialmente por empresas em processo de fusão ou aquisição para alavancar o preço das ações, sinergia é uma necessidade da vida, e muito mais dos negócios.

“Sinergia é o poderoso resultado ao qual se chega quando dois ou mais seres humanos respeitosos decidem, juntos, ir além de suas ideias preconcebidas para enfrentar um grande desafio.” Este conceito foi enunciado por Stephen Covey, em seu livro “A terceira Alternativa”.  Um livro de excelência. 

Observe o que ele diz. Só acontece a sinergia entre pessoas respeitosas. Sem respeito, jamais há sinergia. E é curioso. Eu conheci, por exemplo, casais que se amavam, porém, quando perderam o respeito, a convivência tornou-se impossível. Já outros, que se respeitavam, permaneceram juntos e satisfeitos mesmo quando o amor perdeu o colorido.

O fantástico disso é o fato da sinergia não ser um acordo. Sempre que se faz um acordo, alguém tem de ceder uma parcelo daquilo que deseja. Então 1+1 é, no máximo, igual a 1,5. 

A sinergia não decai, mas prospera. Com ela é possível ir além, criar algo novo e empolgante para ambas as partes.  É quando 1+1 é igual a 10, 100 ou mesmo 1000.

Stephen Covey conclui sua definição com as seguintes palavras poderosas: “Sinergia é a paixão, a energia, a habilidade, a emoção de criar uma nova realidade, que é muito melhor do que a anterior”. Ou, de outro modo: “nem a minha ideia e nem a sua, mas a nossa. Uma terceira via.” 

Isto é sinergia