carregando...
Profissão Atitude
A lição inspiradora dos vietnamitas
A lição inspiradora dos vietnamitas
ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Há quase cinquenta anos, um número de refugiados vietnamitas que moravam em casebres de palafitas em seu país emigrou para os Estados Unidos. Muitos deles iniciaram a vida no Novo Mundo a duras penas. Para começar, os americanos achavam que estes asiáticos causariam impacto negativo à economia.  

No entanto, eles vinham de um país onde falar ou fazer algo errado podia significar a morte e na América, o pior que podia acontecer com uma conta atrasada ou um mau atendimento era uma reclamação.

Em vez de ficarem tristes por deixar seu país, eles se sentiam gratos por viverem e poder trabalhar livremente. Isto fez que, em lugar de queixas e autopiedade, eles adotassem comportamento criativo e inspirado nas possibilidades reais que existiam diante de cada um.

No início moravam duas ou três famílias num cubículo e  trabalhavam a troco de um salário mínimo. Dali em diante juntavam o dinheiro que ganhavam e quando conseguiam o suficiente compravam um negócio para toda a família trabalhar, se sacrificavam ao máximo, depois compravam um imóvel, e outro, e assim cresciam. Para eles, o sucesso era uma possibilidade, e em função disso estavam dispostos a sofrer a fim de atingi-lo no longo prazo.

O que se aprende disso? O problema nunca é fazer o que se deseja, mas sim a quantidade de esforço que se está disposto a investir para que as metas sejam atingidas. Isto é o que determina o sucesso.