carregando...
Profissão Atitude
A FARSA DO TRABALHO DURO
A FARSA DO TRABALHO DURO

Abraham Shapiro

Eu cheguei àquela empresa e o diretor, muito educado, logo me atendeu. Eu elogiei o ambiente de trabalho e disse ter tido impressão de que todos ali trabalhavam muito comprometidos. 

Pra minha surpresa, ele começou a rir e falou: 

- “Não se impressione, Sr. Shapiro. Muita gente aqui não faz nada, mas engana bem. Estamos prestes a uma ‘limpeza’ em todo o quadro”.

Então, ele ligou um gravador e me mostrou o que os funcionários mais velhos ensinavam aos recém-contratados durante o cafezinho. Eis algumas das pérolas daquela bizarra gravação:

• Caminhe sempre com um documento nas mãos. Isto faz você parecer ocupado, e todos acham que você está indo a uma reunião importante. De mãos vazias, pensam que você vai tomar cafezinho. Segurando uma revista, pensarão que você vai ao banheiro.

• Olhe seriamente para o computador o tempo todo. Todos imaginarão que você está ocupado. Não importa se está lendo uma piada ou conversando por mensagens instantâneas. 

• Deixe a sua mesa sempre bagunçada porque assim parece que você está trabalhando duro. É o volume que conta.

Eu realmente lamentei. Porém,  sei que coisas assim acontecem demais. E o azar é do patrão, dos colegas que trabalham sério e, ao fim das contas, do cliente. 

Se você que me lê é funcionário, nunca dê ouvidos a conselhos dessa natureza. Recorde-se de que o sucesso depende de princípios e de honestidade. Se não por este caminho, você nunca terá real valor profissional.