Consultoria

Assista aqui ao Vídeo sobre a Consultoria Profissão Atitude


Quase todos os consultores conseguem, no máximo, ser úteis quando resolvem problemas, orientam acertos e correspondem a algumas expectativas. Mas não percebem que suas propostas mudam pouco ou quase nada a dinâmica que gerou os problemas para os quais foram contratados. O tempo passa, tudo volta a ser como antes, e as pessoas que esperavam mudanças frustram-se mediante a constatação de que a consultoria de nada valeu.

Por outro lado, há consultores que fazem diferença efetiva, porque:

• Não são apenas resolvedores de problemas,
• São, antes de tudo, investigadores da causa-mãe das questões que impedem a eficiência da organização e
• Só após descoberta a raiz do(s) problema(s) é que conduzem a organização para eliminá-la e às mudanças que se seguem.

Abraham Shapiro e sua equipe fazem questão de figurar no topo da lista desta modalidade de consultores tanto por convicção pessoal quanto, e acima de tudo, por resultados obtidos. Eles sabem que uma consultoria “bastante boa” pode não ser “boa o bastante”!
Somos uma consultoria brasileira de Gestão, fundada pelo consultor Abraham Shapiro há vinte anos.

Através do aperfeiçoamento da Gestão, ajudamos organizações a construir resultados excepcionais que se convertam em riqueza para os acionistas, colaboradores, clientes e à sociedade.

Atuamos em vários segmentos da iniciativa privada.
Nós cremos...

• Que o esforço traz realização,
• Que a educação transforma pessoas, organizações, povos e nações...
• E buscamos trazer essa convicção para a prática do nosso dia a dia pois as palavras inspiram, mas as atitudes é que provocam mudanças.

Somos uma consultoria que transmite conhecimento efetivo para empresas e pessoas. Este é o passo decisivo para que elas alcancem resultados excepcionais. Enfim, nós cremos que organizações mais eficientes em Gestão constroem uma sociedade melhor.
Ajudar as organizações a construir resultados excepcionais pelo aperfeiçoamento de sua Gestão.
Figurar entre as dez melhores consultorias de Gestão do País.
Meritocracia: Acreditamos nas pessoas. Reconhecemos e recompensamos sua contribuição com isenção e imparcialidade para que cresçam e façam a organização em que atuam crescer junto.

Foco em resultados: O resultado que proporcionamos aos nossos clientes é a nossa maior publicidade. Asseguramos que as metas sejam desafiadoras e atingíveis, com a atitude de desejar, planejar e investir esforços na busca do máximo, sempre.

Inconformismo: A constante insatisfação é o que nos move à autossuperação permanente por resultados melhores do que os que já conseguimos.

Clareza e franqueza: Ser transparente é um ato de respeito ao próximo. Provocamos a cultura de enfrentamento dos fatos com respeito e demonstramos maturidade para tomar decisões difíceis, com base na verdade.

Disciplina: Agimos com disciplina no Método para garantir a qualidade das nossas entregas. Respeitamos os prazos, expectativas e o tempo de colegas, parceiros e clientes.

Atitude de dono: Isto se traduz em “ter senso de urgência e buscar a excelência sempre”; nunca ficar satisfeito e acomodado por achar que a tenhamos alcançado. É não aceitar coisa malfeita.

Aprender e ensinar: Somos uma organização que funciona como um fluxo permanente de conhecimento. Sabemos que ninguém isoladamente sabe tudo. Porém, em grupo todas as situações tornam-se exponencialmente mais poderosas. Viabilizamos o aprendizado constante, ensinamos e estamos abertos a aprender.

Simplicidade: Buscar o simples é o desafio de deixar de lado os excessos, o rebuscado, e manter o foco no que realmente é essencial e de fácil compreensão, aplicabilidade e condução. O que é simples permanece.
Este é o braço da consultoria liderada por Abraham Shapiro cujo posicionamento é: MENTES SÃS EM CORPORAÇÕES SÃS.

A Shapiro Consultoria® é o segmento que cuida das pessoas na organização – dos recursos humanos desde a diretoria até os demais níveis do organograma – orientando-as sobre a verdadeira liderança que se conquista através de resultados concretos e mensuráveis. “Liderar é bater metas consistentemente com o time, e fazer certo” (Vicente Falconi).

A Shapiro Consultoria® cuida da mente da organização, da gente que pensa e desenvolve planejamentos, para que esteja em boa forma psicológica e enfrente os infinitos desafios de cada dia sob a mínima influência da emoção, do medo e da falta de coragem, mas com razão, força e compromisso claro, assumido junto aos objetivos e metas da corporação.
Consiste em conhecer com eficiência e critério as pessoas, seus traços de personalidade e proporcionar a elas autoconhecimento para um processo de gestão do conhecimento. É, em outras palavras, o diagnóstico mais próximo do real potencial das pessoas.

A Avaliação de Competências é feito pelo uso de uma ferramenta que levanta as Competências Pessoais e Profissionais do indivíduo. Segue-se um feedback que lhe é dado para seu maior autoconhecimento.
O que é?

É um processo de apoio e facilitação.

Este é um conceito que surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular. O termo coaching – pronuncia-se côutchin – apareceu pela primeira vez na era medieval com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem. Os cocheiros também eram especialistas em treinar cavalos para que puxassem os coches.

Começa identificando-se espaço para melhoria em competências requeridas no desempenho. Em seguida, estebelecem-se metas a serem atingidas, e conclui com sua realização.

Compõe-se de estratégias para se chegar a um objetivo definido ao qual o interessado no processo ainda não alcançou até então. Essa trajetória torna-se uma “construção pessoal” forte e consistente.

Como funciona?

Normalmente não há um tempo determinado para o objetivo ser atingido pois, depende do desenvolvimento do orientado.

Encontros com uma ou mais horas de duração a cada mês ou quinzena é a praxe.

O profissional facilitador – chamado coach – emprega recursos para interagir com o orientado – chamado coachee – em busca das metas. Estes recursos podem ser
• externos: entrevista, leitura, discussão, vídeos, aconselhamento sobre situações solicitadas ou observadas –, e
• internos: motivação, foco, desenvolvimento de competências e habilidades.
É o coaching desempenhado sob a forma de diálogo entre o executivo e o consultor-orientador.

Tem a aparência externa de uma simples seção de bate-papo ou estudo que se desenvolve em torno de um tema ou ideia. Sua finalidade, todavia, é profunda e assertiva: visa trazer maior lucidez, foco, objetividade, conscientização, engajamento, aperfeiçoamento pessoal, superação de objeções ou indisposições, além de outros alvos pré-estabelecidos.
PREPARAÇÃO PARA A SUCESSÃO

Sucessão na Empresa Familiar é o rito de transferência do poder e do capital entre a atual geração dirigente e a que virá a dirigir – situação pela qual todas as empresas que perdurarem irão um dia passar.

Seja através de um profissional ou herdeiro de família, as empresas, além das turbulências de mercado, crises econômicas, processos de reestruturação e reorganização, também devem voltar sua energia e a de seus gestores para a questão sucessória, já que esta pode se tornar um elemento facilitador ou dificultador para a inovaçã, que é cada vez mais crucial na equação do sucesso dos negócios.

Acionistas atritados, familiares insatisfeitos, negócios perdidos, energias direcionadas para a solução de pendências societárias e não para o objeto fim da empresa por parte dos seus administradores, são alguns dos indicadores de que as relações entre os sócios apresentam problemas.

Estes incidentes podem causar queda do lucro ou geração de prejuízos, pois muitas vezes a empresa fica inerte, perdendo importantes oportunidades de negócios.

A Shapiro Consultoria® tem como especialidade o aconselhamento e orientação a herdeiros com vistas a chegar ao ponto ideal de relacionamento e gestão.

ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO A HERDEIROS

Muitos desafios colocam em risco o status dos herdeiros. Alguns deles não têm sequer curso universitário completo ou condizente com a responsabilidade profissional que estão prestes a assumir.

O Aconselhamento e Orientação a Herdeiros é um produto da Shapiro Consultoria® cujo objetivo é dar um rumo à capacitação necessária aos protagonistas do futuro da sucessão.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SUCESSORES NA FASE DE DESENVOLVIMENTO

Herdeiros e sucessores necessitam de um direcionamento que alinhe suas intenções profissionais e pessoais aos negócios. Não é fácil assumir uma empresa que tenha sido fundada por alguém da geração anterior, num tempo em que o ritmo e a velocidade dos negócios eram muito diferentes dos de hoje.

Pais empreendedores dizem aos filhos que sejam mais eficazes do que eles mesmos foram. No entanto, por mais sincero que este voto seja, no fim das contas ele se converte em um problema sério para os filhos, pois eles não fazem ideia alguma de como conseguirão pô-lo em prática. Por isso, os herdeiros questionam: “Como eu posso superar meu pai – ou avô?”

Eles necessitam de orientações objetivas, de visões práticas e do exemplo de outros jovens de sucesso e de pessoas que já viveram ou estão passando pela mesma experiência.

O processo de aconselhamento cuida dos princípios que darão capacidade de superação aos herdeiros e sucessores, além de aproximá-los de experiências valiosas para que emulem positivamente.

ACOMPANHAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE SUCESSOR E SUCEDIDO

O que é, o que é: “A primeira geração constrói, a segunda ‘colhe os frutos’, e a terceira acaba com o que restou?” Resposta: uma empresa familiar!

Manter vivo um negócio familiar é, talvez, a tarefa mais difícil do mundo dos negócios. O índice de mortalidade dessas empresas sugere isso.

Mas o que interessa é: quais são os motivos?

Um deles é a falta de organização. O outro é o despreparo dos herdeiros e sucessores.

Há remédio para isso? Sim. E tem dois nomes: planejamento e orientação.

Planejar os passos para a profissionalização da empresa e orientar os herdeiros o mais rápido possível.

A Shapiro Consultoria® faz a orientação ao sucessor e sucedido e acompanha o processo de desenvolvimento técnico e humano desta relação.

O planejamento bem conduzido da profissionalização exige que o dono divida responsabilidades pelas decisões e compartilhe informações importantes com profissionais que, aos poucos, vão integrando a empresa.

É a vertente da consultoria que atende à implantação do Método e dos Processos de que a organização necessita para alinhar as pessoas a um modelo de gestão e assim atingir metas.

O posicionamento da Shapiro TDPG® é: EQUIPE - BATER METAS - FAZER CERTO.
Tendo por base o emprego de um método conhecido em todo o mundo, o PDCA, oferecemos as soluções excelentes em gestão.

Trabalhamos no desenvolvimento de conhecimento gerencial com foco em resultados. Isto é feito pela implementação de um eficaz sistema de gestão em que cada profissional conhece seu papel, sua responsabilidade e recebe a dose de poder para realizar as tarefas que resultarão nos resultados que foram planejados.

Nossa base de ação envolve disciplina e engajamento das pessoas a fim de atinjam metas desafiadoras.

Assim, o resultado que entregamos é muito mais consistente e duradouro porque baseia-se no desenvolvimento da equipe ao longo da posta em macha do projeto.

O nosso compromisso é estabelecido totalmente com metas e o projeto global possui um objetivo ligado a um único indicador: o resultado financeiro.
Disciplina e trabalho contínuo, além do envolvimento de todos os colaboradores do cliente com o nosso método, são alguns dos requisitos para o sucesso do projeto que depende de três fatores:

1 – Liderança: fator mais importante em uma organização. A capacidade dos líderes é o que fará que o time execute o que foi planejado e alcance as metas. Para nós, liderar é bater metas com cosnsistência, junto da equipe e fazendo certo.

2 – Método: caminho para se chegar ao resultado; é a essência do gerenciamento. Nós empregamos o Método Cartesiano, criado por René Descartes, por volta de 1.600, que consiste no Ceticismo Metodológico, isto é, duvida-se de cada ideia que pode ser duvidada e resume-se em quatro tarefas básicas:

• Verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada;
• Analisar, ou seja, “dividir ao máximo” as coisas em suas unidades elementares de composição e estudar essas unidades simples;
• Sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro;
• Enumerar todas as conclusões e princípios utilizados a fim de manter a ordem do pensamento.

3 – Conhecimento técnico: consiste em promover o aprimoramento dos conhecimentos técnicos mínimos necessários para que cada indivíduo domine os processos sob sua autoridade, na área em que atua.



Mundial e amplamente aplicado, o Ciclo PDCA constitui a base do nosso trabalho. Focado em resultados, é um método simples e, ao mesmo tempo eficaz quando aplicado à rotina diária. O ciclo é composto por quatro etapas:



P – Plano de ação traçado com base nas soluções propostas para solucionar os problemas e alcançar as metas definidas.

D – Fazer ou implementar as soluções transferindo o conhecimento gerencial para o cliente, apoiando a execução das ações planejadas.

C – Checar ou dar acompanhamento a todas as ações planejadas e verificar se as metas foram atingidas.

A – Agir ou elabor planos adicionais para garantir o alcance e superação das metas pré-estabelecidas, além de padronizar a melhores práticas.

Os projetos são definidos de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

O nosso diferencial é orientar, acompanhar e participar ativamente da implementação do nosso sistema de gestão. Durante o processo, o maior desafio a ser alcançado é fazer que a própria organização aprenda a conduzir sozinha sua nova gestão.
A equipe da Shapiro TDPG® executa o trabalho de reestruturação e acompanha a implantação dos processos em conjunto com a equipe da organização. Dessa maneira, além dos ganhos reais de qualidade, custo e produtividade, a organização passa a contar também com uma equipe capacitada para responder aos desafios por novos resultados. Faz isso por meio do aumento da sua capacidade de análise na melhoria e na inovação dos processos.

Ao contrário do que é oferecido no mercado como “mapeamento de processos”, o trabalho de reestruturação de processos da Shapiro TDPG inclui:

• Análise do processo atual;
• Projeto do novo processo: sua padronização; escolha do pessoal mais qualificado para cada posto de trabalho;
• Treinamento do pessoal e
• Estabelecimento de indicadores e acompanhamento gerencial do processo com gestão à vista.

Resultados Previstos:

• Aumento da confiabilidade e produtividade dos processos;
• Melhoria significativa dos indicadores de qualidade e relacionamento com clientes internos e externos;
• Redução do uso dos recursos empregados;
• Redução de redundâncias, esperas e retrabalhos dos processos reestruturados;
• Melhoria da previsibilidade através da padronização.
Processo pelo qual a Shapiro TDPG® avalia as competências requeridas para cada membro da Alta Administração da empresa e cruza-as com seu perfil atual com a finalidade de ampliar suas perspectivas de atingir resultados.
O objetivo do team building é estreitar os vínculos existentes entre os membros de um grupo de trabalho, tornando os mesmos mais conscientes sobre como estabelecer relações mais saudáveis e produtivas.

Dispor de colaboradores competentes não é suficiente para garantir a competitividade da empresa. É fundamental que seus profissionais trabalhem com espírito de equipe para que o desempenho da organização seja altamente positivo.

A experiência da Shapiro TDPG® em formação de times, somada à sua sólida base conceitual, tem garantido aos clientes resultados expressivos, por meio do desenvolvimento de atitudes pessoais e mudanças nos processos de funcionamento.

Estratégias de Team Building

Os team building abrangem metodologias vivenciais indoor e/ou outdoor, visando transformar grupos em verdadeiras equipes, e compreendem três estratégias básicas:

• Internalização da crença no trabalho de equipe;
• Compreensão de sua forma-padrão de atuação e o que ela gera nos outros participantes da equipe;
• Definição de maneiras mais saudáveis para atuar no futuro.
O consultor Abraham Shapiro vê a motivação de modo diferente ao que o mercado de palestrantes motivacionais atua. Para ele – que teve como escola o pensamento de Abraham Maslow, proponente da Pirâmide das Necessidades Humanas –, motivação no trabalho é o resultado de um conjunto de ações e de componentes conjugados entre empresa e colaboradores.

Daí, portanto, ser impossível obtê-la através de uma simples palestra, por maisque o palestrante seja convincente, engraçado ou conhecedor do assunto.

Temas humanos e negociais estão entre as habilidades de expressão verbal do consultor Abraham Shapiro, que mantém preferência por dimensionar a palestra de acordo com as necessidades e objetivos da empresa contratante.

Sua linguagem é simples e acessível, não distando de um vocabulário rico e ilustrativo. Seja para a sensibilização, desenvolvimento ou estímulo do público-alvo, Shapiro realiza preleções em Convenções de Vendas, início ou finalização de atividades anuais, Feiras, Eventos e outras situações corporativas que exijam.