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UM RECADO AOS LOJISTAS
UM RECADO AOS LOJISTAS


Abraham Shapiro

O micro e o pequeno varejo brasileiro representam um potencial imenso de geração de riqueza. Então por que é tão difícil alcançar o sucesso numa loja?

Um dos problemas é o perfil dos investidores. Normalmente são pessoas que lançam mão de economias pessoais ou dispõem de bens familiares em busca de lucros. Abrem uma loja e, em pouco tempo, veem-se perdidos com a rotatividade de funcionários e sua própria carência de conhecimentos. Resultados não aparecem. Então, eles criam conceitos errados sobre a atividade.

Dia desses, um lojista de bijuterias apresentou-se como “um sofredor do comércio”. Desânimo é outro problema.

Quando o sonho do varejo não se realiza, o proprietário busca vender seu negócio. Conta com a sorte para encontrar um interessado. Invariavelmente ele precisará camuflar a realidade desfavorável interna de sua loja. Então, o novo investidor,  movido pela crença no potencial do mercado, a adquire. Esse último também confia em suas aptidões naturais, pois igualmente ao primeiro não tem boa base de conhecimento. Este é o moto perpétuo de ineficiência e amadorismo que consome um monte de dinheiro e, muitas vezes, o transforma em nada.

Ter uma loja requer saberes específicos. Buscar um ponto na praça, detectar público alvo, posicionar o negócio e o mix de produtos, organizar o layout e a decoração, descobrir e selecionar fornecedores, operacionalizar ações bancárias – estes são só alguns exemplos da lista de habilidades mínimas requeridas. E finanças? E contabilidade? E RH? E Marketing?

Quantos são os empresários que reúnem estas competências?

Vou falar no meu razoável Português: ou você se capacita, ou pensamentos positivos e orações não servirão para nada!