RETER FUNCIONÁRIOS PODE RETER CLIENTES
Abraham Shapiro
Quando você entra numa loja em que os vendedores o conhecem e sabem do que você gosta, como se sente? É mais fácil comprar, não é?
Mas se os funcionários são sempre sendo substituídos por novos, nunca estão bem treinados, o cliente observa isso. E vive uma sensação de desamparo.
Eu era atendido por um gerente simpático em um banco. Recentemente liguei para obter uma informação e a telefonista disse-me que ele não está mais lá. Isto soou como um complicador para mim. Na hora, eu pensei: “Vou ter de começar tudo de novo com um gerente que não conheço e nem sei se vou gostar. Acho que terei de mudar de banco.”
Sempre que vou a Curitiba, fico hospedado no mesmo lugar. É um hotel tradicional e, quando o porteiro me vê, abre a porta do meu carro e diz: “Senhor Shapiro, que bom vê-lo novamente”. Eu me sinto bem-vindo com esta delicadeza.
Por razões como estas é importante manter funcionários! Eles detêm informações. Eles fazem relacionamentos simples e emocionais com os clientes.
Quem retém funcionários, consegue também reter clientes. Do contrário, os clientes não só ficam ressentidos, como podem vir a conhecer as razões porque os colaboradores se foram tão facilmente. Mais cedo ou mais tarde, isso poderá comprometer a confiança na sua empresa, ou mesmo em você!