carregando...
Profissão Atitude
A EMPRESA MAIS ANTIGA DO MUNDO QUEBROU EM 2006
A EMPRESA MAIS ANTIGA DO MUNDO QUEBROU EM 2006

Abraham Shapiro

A empresa mais antiga do mundo durou 1.428 anos. Encerrou suas atividades em 2006. Foi uma construtora japonesa de templos budistas. Chamava-se Kongo Gumi. Era familiar e foi administrada pelos descendentes dos fundadores.  

A Kongo Gumi ficou aberta por quatorze séculos e sobreviveu em momentos de sérios tumultos da história. 

Masakazu Kongo foi o 40º e último membro da família a comandar a empresa. Ele afirmou em entrevista à Revista Newsweek que a flexibilidade da construtora em selecionar seus líderes foi um dos principais motivos de sua longevidade. Em vez de entregar o comando para os filhos mais velhos, o antigo fundador adotou o critério de escolher sempre o filho que exibia melhor saúde, responsabilidade e talento para o trabalho. Ourea regra do fundador foi a prática de maridos e mulheres dos filhos receberem o nome da família ao entrar na empresa. Isso manteve a companhia sobre o mesmo nome.

Mas o que foi que levou a Gumi à falência?  Duas talvez sejam as principais causas. 

A primeira foi um grande empréstimo feito em 1972, num bom momento econômico do Japão para investir no mercado imobiliário. Vinte anos depois, a má gestão financeira fez a dívida crescer demais.  

A segunda causa foi comportamental. O povo japonês diminuiu a demanda de templos budistas.

Deste modo, em 2004, com uma queda de 35% de vendas, Masakazu Kongo demitiu trabalhadores e tentou controlar o orçamento. Mas em 2006, o fim chegou. A dívida da empresa estava em mais de US$ 340 milhões. O pagamento era impossível. Foi adquirida pela Takamatsu Co., uma gigante japonesa de construção. 

_______________________________

CONVITE: Inscreva-se no meu Canal no Youtube e usufrua de mais de 300 vídeos sobre os mais diversos temas relacionados à solução de problemas profissionais. CANAL PROFISSÃO ATITUDE .


https://www.youtube.com/channel/UCUkzEZU9YCpNi9dYqwpWVeA
_______________________________

Abraham Shapiro é consultor de empresas e Executive Coach com especialidade na sucessão em empresas familiares. Fone | Whatsapp: 43 8814 1473 Email: [email protected]