carregando...
Profissão Atitude
RESPONSABILIDADE
RESPONSABILIDADE

Abraham Shapiro

Conhece a história daquela mãe que, às seis da manhã insiste em chamar o filho para ir à escola e ele só dá desculpas para ficar na cama? Depois de chamá-lo várias vezes, ele responde:

- "Eu não quero ir hoje, mãe. Eu só tenho problemas lá. Todo mundo me critica, ninguém gosta de mim. Tenho provas demais. Não estou nem um pouco animado para sair daqui hoje, mãe".

- "Você tem de ir", a mãe compassiva responde. "Não leve as críticas para o lado pessoal, filho. Você tem muitos amigos lá. E vê se levanta logo, porque você é o diretor do colégio e será um péssimo exemplo chegar atrasado ao trabalho".

O dicionário define responsabilidade como obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros. Mas a experiência me mostrou que responsabilidade é um estado de superação pessoal. 

Ser responsável é “puxar para si”. É enfrentar fatos e dados.

Agora faça uma análise: em todas as empresas tudo está por fazer e precisa ser feito o tempo todo para que os processos sejam desempenhados e as metas atingidas, do modo mais eficaz possível. 

E isso nunca chega ao fim. 

Assim como um aluno tem a obrigação de sair da cama e levar a sério seu desenvolvimento pessoal para crescer, o diretor da escola também deve encarar seus obstáculos: ter responsabilidade. 

E o que se consegue com isso? Algo que jamais se alcança por nomeação, nem por decreto, nem por herança e muito menos por sucessão. Em uma palavra: respeito!