COMO TORNAR-SE UMA PESSOA ORGANIZADA

Image

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

As pessoas desorganizadas criam um fantasma imaginário que as afasta ainda mais de tornarem-se organizadas. É o preconceito de que “ser organizado” é difícil e irá exigir delas o esforço que não podem dar por isso.

É um engano.

Ser desorganizado consome mais energia do que se imagina.  A vida desorganizada é complexa.

Quando um vendedor desorganizado, por exemplo, aprende os princípios básicos da organização em vendas e os põe em prática, percebe que não desperdiça mais tempo, seus trajetos são mais econômicos, ele tem mais energia física ao final do dia e, como é óbvio, seus resultados qualitativos e quantitavos melhoram.

Não vou enunciar nem vender aqui um método revolucionário de como ser organizado, primeiro porque não acredito em revoluções e, segundo, porque tudo nesta vida depende de um primeiro passo. Então darei a minha sugestão de um excelente “primeiro passo” rumo a tornar-se mais organizado.

Ei-lo. De hoje em diante analise tudo o que deu errado a cada dia. Pergunte-se: “Onde foi que eu errei?”. Depois anote as  possíveis causas – “Por que cometi este erro?”  Repita o processo em relação ao que deu certo. “Onde foi que eu acertei? Por que deu certo?”

A partir destas análises simples, muitas visões surgirão e vão contribuir para que você comece a se organizar. É claro que tudo dependerá de respostas verdadeiras e realistas. Não se iluda com justificativas autopiedosas.  Adote rigor em ver os fatos como são.

Após desempenhar esta tarefa diária por duas ou três semanas, você estará apto a dar os próximos passos. Então será hora de ler um bom livro sobre o  tema a fim de que você conheça novas ideias e construa o seu próprio plano de organização pessoal e profissional.

Esforce-se para que tenha boa sorte!

Compartilhe esta publicação: