carregando...
Profissão Atitude
A HONRA E O RESPEITO NOS NEGÓCIOS
A HONRA E O RESPEITO NOS NEGÓCIOS

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
 

Você sabia que conceder a devida honra a uma pessoa facilita muito as possibilidades de negócios com ela? É fato. E com a sua permissão, farei algumas poucas considerações sobre honrar e respeitar gente.

É da nossa natureza  assumir que os amigos nos dão menos respeito do que julgamos merecer. Mas trata-se de um grande equívoco.

Geralmente os nossos amigos têm estima e apreço por nós na mesma proporção que lhes temos. Esta é uma fabulosa e confortante verdade. 

Assim, em qualquer relacionamento, a harmonia dependerá sempre muito mais da minha efetividade em honrar  o outro do que de me sentir honrado e respeitado por ele. Quero dizer que o equilíbrio só se alcança mediante  a atitude de conceder o respeito e a honra ao outro  porque, via de regra, ele irá devolver automaticamente, na mesma medida, tudo o que eu lhe dedicar, mesmo que eu tenha a impressão de que não. 

Compartilho a seguir uma importante orientação que, há muitos anos, recebi do meu mestre, da qual demorei-me demais a constatar a profundidade e praticidade. 

“Ponha o seu foco sobre vencer a tendência psicológica negativa de desvalorizar o respeito que os outros lhe concedem, porque certamente isto advém de um engano cuja raiz está em alguma situação particular. Dê honra e não deseje honra, pois os sábios ensinaram que ‘a inveja, a cobiça e o desejo de ser honrado tiram o homem do mundo’.  Entenda  ‘tirar o homem do mundo’ como ‘cegar seus olhos para a realidade’. Isto certamente seria terrível para a vida pessoal e profissional.  Respeite sem jamais se preocupar com o quanto percebe que lhe respeitam. Você viverá mais feliz e fará melhores negócios.” ?