O COMPRADOR MENTIROSO

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ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Meu amigo vendedor chegou ao comprador de uma empresa e ofereceu seus produtos. O comprador disse que os produtos atendem, e que havia uma perspectiva de negócios dentro de sessenta dias. Poucos dias antes que o prazo se cumprisse, o vendedor voltou àquela empresa. Desta vez, no entanto, o comprador declarou já ter fechado negócio com o concorrente duas semanas antes daquela data. Ou seja: tudo o que disse na primeira visita era mentira e o vendedor só perdeu tempo.

Eu pergunto qual teria sido o problema dele ter dito da primeira vez: “Muito obrigado pela oferta, mas eu tenho preferência por outra marca” ???

Por que mentir?  Para parecer-se bonzinho? Ou é falta de coragem de enfrentar a realidade?

Se o comprador expusesse os motivos pelos quais não queria os produtos da empresa deste vendedor, teria sido honesto, ético e somaria valor a seu perfil profissional e à empresa em que trabalha.

A vida é uma sucessão de fatos – acho que todos já perceberam isso. Você nunca sabe quem irá cruzar o seu caminho e muito menos quem irá reencontrar. Portanto, é importante tratar  bem todo mundo. 

Amanhã aquele comprador mentiroso poderá precisar da referência do vendedor para conquistar, digamos, uma nova vaga de emprego. O que você acha que o vendedor dirá sobre ele? Com toda certeza do mundo dirá a verdade. E a verdade é que o tal comprador não passa de um mentiroso descarado.

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