QUAIS OS ATRIBUTOS DE UMA APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL?

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ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Uma apresentação da sua empresa, produtos ou serviços a um cliente potencial precisa ter atributos que a diferenciem do óbvio e comuniquem objetivamente o conteúdo programado.

Não basta conter coisas certas. Além disso, é claro, deve-se recheá-la com situações que garantam a “ingestão” e a “digestão” do que será apresentado ao cliente.

Eu enumero a seguir sete pontos que cumprirão este papel.

  1. Curiosidade: Se a sua apresentação título não for capaz de despertar curiosidade, as pessoas não vão processá-la mentalmente. Crie curiosidade com “o que” você apresentar, mas também como “como” fala a respeito.
     
  2. Benefício: O cliente potencial deve perceber que existe uma vantagem clara em assistir à sua apresentação. Se isso não acontecer, ele estará presente apenas fisicamente. Se possível, antecipe na abertura o propósito da sua apresentação em função do que “ele irá ganhar” decidindo pelo  uso das suas orientações.
     
  3. Emoção: Sem dúvida você criou a sua apresentação querendo passar lógica, mas sobretudo alguma emoção, certo? Então por que não transparecer isso nos slides.  Use palavras que mostrem o que o seu leitor deve sentir em relação ao seu conteúdo. Reiro-me a emoções como surpresa, admiração e medo (de fazer algo errado). Isto é  são incrivelmente poderoso.
     
  4. Tangibilidade: Dê pontos de referência que o seu cliente potencial conhece. Tangibilizar significa tornar algo próximo de alguém, fazer que esta pessoa consiga visualizar aquilo que você está falando. Um exemplo disso é a frase: “Crie uma apresentação para o Homer Simpson”. Sabemos que o Homer Simpson não é o personagem mais esperto e que muitas vezes ele não entende sequer 1% das coisas. Portanto,  a sua apresentação carece de usar referências claras de que é simples e inteligível.
     
  5. Aparência:  A sua apresentação também precisa ser esteticamente boa. Muitas vezes isso significa conseguir a finalização de um profissional.
     
  6. Sonoridade: Se possível, grave uma ou várias apresentações suas para ouvi-la(s) depois e sentir seu efeito sonoro. Ela soa bem? Existem palavras muito técnicas não explicadas?
     
  7. Expectativa: Assim como a curiosidade, a expectativa é crucial para uma apresentação profissional. Entretanto, quando falamos em expectativa estamos nos referindo à imagem mental que o leitor fez do seu conteúdo e o que ele imagina que irá acontecer depois de ouvi-lo. Por isso, seja bastante transparente, não prometa algo que você não vai cumprir depois que a pessoa o assistir.

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