carregando...
Profissão Atitude
VENDEDORES NEGATIVOS: UM SACO!
VENDEDORES NEGATIVOS: UM SACO!

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Eu solicitei aos  seis vendedores daquela equipe que dessem sua opinião sobre as metas que foram estabelecidas para o ano que estava começando. Perguntei-lhes como viam.

Quatro deles iniciaram fazendo considerações negativas. Falaram sobre problemas,  dificuldades, falta de reconhecimento pessoal e coisas assim.

Os outros dois – não por acaso os que produziram os melhores resultados por três anos consecutivos com os mesmos recursos dos demais  – disseram que estavam se planejando para dar conta do crescimento previsto e que o esforço não seria maior nem menor que nos anos anteriores.

Eu então dirigi uma frase aos quatro primeiros com a qual concordo e sei, por experiência, ser verdadeira e prática: “Pensem em coisas boas, e tudo será bom.  Pessoas negativas sempre criam um problema para cada solução”.  

Mostrei a eles que seria mais produtivo olharem para as possibilidades e não para os obstáculos. Reforcei que são capazes de alcançar a meta e que o mercado está escancarado para todos os vendedores que se planejam e se organizam antes de verem problemas ou reclamar.

Eles não gostaram. Acharam que fui rude. Foram reclamar ao chefe. E ouviram dele o que não queriam.  O gerente lhes falou:  “Quem se incomodou com o seo Shapiro é porque viu que ele tem razão. Pessoas humildes melhoram quando advertidas. As orgulhosa  se revoltam e continuam com resultados baixos porque são teimosas.  Em que lado vocês preferem estar?”

É! O gerente está certo. E você também sabe que a vida é assim desde que o mundo é mundo.