carregando...
Profissão Atitude
ESTRESSE INSUPORTÁVEL
ESTRESSE INSUPORTÁVEL

Abraham Shapiro

Os negócios estão cada vez mais apertados. Haja saúde psicológica para aguentar tanta pressão. 

Na pré-história, fomos geneticamente determinados a suportar estresse. Mas isto se restringe a poucos minutos. É fácil entender. Com um tigre à porta da caverna, os nossos antepassados tinham suas funções cárdio-respiratórias e outras alteradas somente pelo tempo de que precisavam para uma entre duas alternativas: matar o bicho ou ser devorados por ele. Isto quase nunca levava mais de dez minutos. Hoje, o estresse dura dias, quando não semanas e meses. 

Além disso, existe ainda o fato de que, em muitas empresas, as metas são estabelecidas mais para satisfazer o desejo de determinado superior do que  para estimular a verdadeira produtividade ou a conquista de mercado.

Havia uma empresa, por exemplo, cuja decisão por abolir exigências de qualidade na linha de produção partiu do próprio diretor-presidente, que agia assim para prevalecer-se sobre seus irmãos, diretores, numa competição familiar muito próxima a uma guerra. 

A consequência não podia ser outra: gerentes burlando programas, planejamentos e metas. Tudo com ótimas desculpas. 

É preciso entender que, assim como as pessoas trazem para dentro da empresa suas capacidades e competências, no mesmo pacote também vêm suas neuroses e outras mazelas –  que influenciam decisões e a vida de todos os envolvidos.  

Um ser humano só é, de fato, saudável, quando sua mante é saudável. E uma empresa sã faz-se com mentes sãs. De qualquer outro modo é simplesmente impossível.