A PARTE MAIS IMPORTANTE DE QUALQUER NEGÓCIO

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ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Vamos manter um papo aberto? Muitas pessoas criam teorias que mais dificultam do que desenvolvem valor.

Um cliente esteve ensinando seu filho, que desejava dar os primeiros passos num negócio próprio, que para criar uma empresa de sucesso, ele deveria, antes de tudo, ter um plano de negócios impecável e perfeito. Eu também o ouvi dizendo repetidas vezes: “o importante não é o que você sabe, mas quem você conhece”.

Discurso bonito, sem dúvida. Mas na prática, tudo é bem diferente. E para este pai também foi. Eu lhe demonstrei através da nossa consultoria que tanto a imagem que fazia sobre seus  negócios como o funcionamento de sua empresa estavam errados.

Por mais detalhado que seja, o plano de negócio de uma nova empresa é e  sempre será secundário em relação a compreender as funções críticas do negócio em particular. Por mais que o empresário se paleja de todas os modos possíveis, se não estiver preparado para enfrentar as surpresas ao longo do caminho – que não são poucas – seus planos derreterão.

Conexões pessoais também são importantes. Mas para se beneficiar ao máximo delas, o conhecimento de quem são as pessoas, o que fazem, porque fazem e como podem ser úteis a você e o seu negócio é fundamental.  Igualmente importante é de que modo você pode ser significativo a elas. É um processo de mutualidade.

O sucesso de qualquer negócio está em criar algo de valor, chamar a atenção, fechar excelentes vendas, atender mais clientes, ser promovido, ganhar mais dinheiro e mudar o mundo. Isto é verdade. E também é incontestável!

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