POR QUE DEIXAR DE FAZER ALGUMAS TAREFAS AUMENTA A PRODUTIVIDADE PESSOAL?

Image

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Alguns clientes meus confessam não conseguir administrar bem as atividades centrais de suas vidas e negócios.  Eles sentem haver tempo improdutivo demais.

Eu menciono a eles um importante princípio do planejamento: “Você pode ter o que quiser, mas jamais ter tudo ao mesmo tempo.”

Para ser capaz de dedicar a maior parte do seu tempo aos projetos e atividades que aprecia, você deve saber abandonar, com determinação, várias outras atividades.

Uma excelente maneira de parar de perder tempo com distrações é elaborar uma “lista de coisas para deixar de fazer”. Ela é melhor que  a típica “lista de afazeres”, porque ajuda a  enxergar o que está nos puxando para baixo.

Esta nada popular “lista de coisas para deixar de fazer” é exatamente o que o nome sugere: uma lista das coisas que você simplesmente não quer mais fazer por ter visto que lança o seu tempo no ralo sem nada produzir de bom ou útil.

Antes de tudo, coloque nela as tarefas estéreis e que drenam a sua energia. Procure bem e você encontrará  três ou cinco coisas que você atualmente faz e que, além de tomar tempo, o desviam de tarefas mais importantes. Depois destas, a sua visão ficará mais seletiva e observará outras.

Quando elaborei a minha primeira “lista de coisas para deixar de fazer”, percebi que gastava cerca de  cinco horas por semana em coisas que não traziam resultado e não adicionavam valor algum. Foi ótimo.

Apesar de a vida ser repleta de itens que não gostamos de fazer, muitos deles podem simplesmente deixar de ser feitos sem grandes repercussões ou arrependimento.

Compartilhe esta publicação: