O AMBIENTE DE NEGÓCIOS E A CULTURA EMPRESARIAL
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
O ambiente dos negócios mudou drasticamente nos últimos vinte anos – tanto para empresas quanto para clientes. Conceitos como: e-commerce, velocidade de comunicação, tipo de concorrência e pressão de preços perturbam empresas de todo tamanho.
Mas há quem ainda resista a admitir o óbvio e prossiga na busca de resultados diferentes atuando do modo como sempre atuou duas ou três décadas atrás. Isto é perigoso. Chama-se teimosia... ou loucura!
Se a empresa não voltar sua face completamente para o cliente, será difícil entender o que se passa a dois ou três metros além de seu endereço. É questão de vida ou morte. E depois que souber “o que” e “como” seu cliente ou público-alvo pensa, terá de incorporar estes pensamentos , interesses e opiniões a seus processos – da produção até o ponto de venda.
Empresas sintonizadas estão adotando exatamente essas medidas. Estão aumentando a produtividade e reduzindo custos para conseguirem competir. Estão acelerando as inovações, aperfeiçoando sistemas de gestão, acentuando a presença em regiões de crescimento de demanda, mas principalmente transformando a cultura empresarial.
Todos sabem e dizem que o cliente está mais exigente. No entanto, assegurar posicionamento e fatia de mercado são questões muito mais vitais e dependem diretamente da gestão de Recursos Humanos e de processos internos. Portanto, não se iluda com tecnologia ou recursos que sirvirão só para mostrar uma cara mais moderna.