carregando...
Profissão Atitude
BOA HORA PARA INVESTIR
BOA HORA PARA INVESTIR

Abraham Shapiro

A situação em que todos os indivíduos reagem da mesma forma, embora não exista planejamento da direção, chama-se Efeito Manada. 

Esse é um termo que se refere originalmente a um comportamento animal e que, por similaridade, também se aplica a seres humanos em situações de crise, especulação e outras.

Estamos numa crise econômica – você já sabe e os noticiários não o deixam esquecer. Além do dinheiro mais curto e desvalorizado pela inflação, o desemprego só cresce.

Surge lá uma notícia de que a venda de imóveis nesse período teve uma queda em relação ao mesmo período de anos anteriores. 

Se você tem dinheiro e decide não investir por influência dessa notícia, este é um típico comportamento de manada. Muitas pessoas também agirão assim. Só não as inteligentes. É que elas sabem ser este um momento de boas e grandes oportunidades e, por isso, elas caminham no sentido contrário à manada. Como consequência, elas ganham mais hoje e potencializam ganhos maiores no futuro do que em tempos normais. 

Pois bem. Você tem dinheiro? Esse dinheiro não compromete a sua subsistência? Deseja investi-lo? O momento é já. Mexa-se. Pesquise. Conheça. Busque profissionais que o orientem. Depois, dê o passo. Decida-se. 

Permita-se influenciar pela sua inteligência e nunca pelo instinto passivo da turba que não pensa e só se deixa manipular.