O FABULOSO MERCADO DOS MAIORES DE 50

Image

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

A faixa etária dos maiores de 50 anos tem crescido consideravelmente no Brasil. Já se constitui um mercado poderoso e ainda mal atendido.

Uma recente pesquisa foi realizada pelo Instituto MindMiners com 870 pessoas desta classe etária. Mostrou que, para 57% dos entrevistados, a atual oferta de produtos e serviços não atende sua expectativa de consumo. Aponta que eles se veem obrigados a consumir produtos e serviços não pensados para eles, mas para uma faixa etária genérica.

Eles sentem falta, por exemplo, de cursos livres para sua idade, alimentos específicos, produtos de beleza e de vestuário entre outros.

Os analistas indicam que o “consumidor maduro” está antenado e busca marcas e serviços que se encaixem a sua vida. Hoje ele está à margem do consumo e não se sente representado nas empresas e nem na publicidade.

O levantamento ainda pontua que o serviço de TV paga é o que os maduros mais compram, mas varia conforme a faixa de idade. Entre 50 e 59 anos, serviços de entretenimento, como Spotify e Netflix são os mais consumidos. Já entre os que estão acima dos 60, os serviços mais consumidos são de mobilidade e saúde.

A  pesquisa é a primeira dedicada à categoria e tem objetivo de abrir uma discussão sobre como atender o consumidor de mais idade. As empresas que, sem preconceito e estereótipos,  acordarem para a oferta de atendimento a essa camada de consumidores comerão, sem dúvida,  a melhor fatia do bolo deste mercado. E ainda há tempo de agir antes que as grandes corporações monopolizem.

 

 

Compartilhe esta publicação: