carregando...
Profissão Atitude
HOJE EM DIA, QUASE TUDO É LIXO
HOJE EM DIA, QUASE TUDO É LIXO

Abraham Shapiro

Houve um norte-americano chamado Theodore Sturgeon que fez fama por suas frases inteligentes e provocativas. Uma delas, conhecida como “A lei de Sturgeon”, diz que “90% de qualquer coisa é lixo”.

Vamos pensar. Arquitetura, música, marketing, design, gastronomia, moda e tudo o que se produz no dia a dia...  é 90% lixo. 

Talvez seja difícil entender a abordagem de Sturgeon. Mas vamos incluir na lista uma área que não deixaria dúvida em nenhum brasileiro. Que tal política?  Agora 90% de lixo é pouco, não?

A bem da verdade, o ser humano em seu estado natural nada tem de bom gosto e sensibilidade refinada. É a educação e o esforço pelo desenvolvimento pessoal que proveem essas e outras características positivas. Sem um processo criterioso, qualquer indivíduo será, na melhor das hipóteses,  “por fora: bela viola, por dentro: pão bolorento”.

Bom gosto não é virtude inata; e nem dom Divino. 

Bom gosto se adquire pela observação, pela disciplina, imitando, com criatividade, errando e aprendendo com os erros, porque educação é o único diferencial que a fortuna e a sorte não garantem em momento algum.  

Eu particularmente penso que, hoje em dia, aqueles 90% de lixo de que  Mr Sturgeon falou estar presente em tudo sejam quase 100%, infelizmente. Qualquer porcaria vira moda, produto, modelo e as pessoas comuns os tomam para si como padrão. 

Concluo com uma frase de Jean de La Bruyère, filósofo francês cujo pensamento me sensibiliza por seus 100% de beleza e reflexão: "Entre o bom senso e o bom gosto a diferença é de causa para efeito".