JAMAIS DESISTA DA VIDA E DE CLIENTES

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ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Fui analisar a carteira de clientes inativos de uma empresa. Sabe o que encontrei?

Não havia nenhum que estivesse definitivamente rompido. Na verdade, quase todos os nomes daquela lista eram clientes de quem os vendedores da empresa, sim,  haviam desistido.

Eis aqui uma das principais causas de perda de clientes nas empresas: os vendedores os visitam – uma, duas, três vezes –, e por receberem sucessivos “nãos”, simplesmente desistem de prosseguir visitando-os.

A regra de ouro da venda enuncia: “Nunca desista de um cliente!”

Se o seu produto ou serviço é de boa qualidade, os processos de entrega são pontuais e os preços competitivos, não há motivo algum para abandonar um cliente – mesmo quando ele não compra de você por meses ou anos.

Ao contrário. Prossiga a rotina de visitá-lo.  Mostre a ele as suas vantagens, benefícios e  acima de tudo, a excelente oportunidade que ele terá quando tiver acesso ao valor que a sua empresa transfere a quem faz negócios com ela. E também os valores do seu atendimento e acompanhamento.

Só não desista.

Marque nova agenda. Fale de diferentes maneiras o que precisa ser dito e busque persuadi-lo através da oferta de uma oportunidade a ele. Você e a sua empresa são as oportunidades que estão sendo oferecidas. Nada de “pedir uma oportunidade” – isto é mendicância e negócio não é caridade.

Um excelente vendedor caracteriza-se pela persistência. E você deve ter esta competência como a sua principal marca – custe o que custar!

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