carregando...
Profissão Atitude
COMO LIDAR COM AS COMPETÊNCIAS
COMO LIDAR COM AS COMPETÊNCIAS

Abraham Shapiro

Talvez você não saiba. Se não, aprenda agora.

Cada pessoa tem uma personalidade. Essa personalidade individual reúne um número de competências adquiridas ao longo de seu crescimento físico e desenvolvimento mental. Por isso, cada ser humano é amplamente diferente de todos os demais.

Você, portanto, tem competências que são só suas. Essas competências são naturais em você, isto é, não requerem nenhum esforço para que você as expresse. Por isso elas se chamam “competências naturais”.

Há outras não tão evidentes. Mas estão aí, em determinado nível de profundidade. Quando necessário, mediante algum esforço, você as põe para fora e as expressa de acordo com a situação. Daí chamarem-se “competências situacionais”.

Existe ainda uma terceira classe de competências. E estas não são naturais e nem situacionais por serem fracas ou ausentes na sua persoanlidade. No entanto, em dado momento da vida ou da carreira profissional, você precisa aprender e adquiri-las.  São as circunstâncias que requerem um grande esforço pessoal. E por serem assim, elas se chamam: “competências atitudinais”,  já que “atitude” é um atributo que exige esforço. 

Vejamos um exemplo simples. A Silvia fala em público com grande desenvoltura desde criança. É  natural nela. Já o Carlos sofria dias antes de qualquer apresentação na empresa. Mas ele se esforçou, frequentou um curso de oratória, praticou e hoje tem um excelente desempenho. 

Quais as competências de que você necessita para melhorar o seu desempenho? Organização pessoal? Trabalho em equipe? Ambição?

Comece eliminado qualquer medo. Depois aprenda, esforce-se, tome a atitude de praticar e você vai conseguir. O sabor da conquista será o seu prêmio. Eu garanto!