carregando...
Profissão Atitude
QUEM ESTÁ NO CONTROLE?
QUEM ESTÁ NO CONTROLE?

Abraham Shapiro para o Blog Profissão Atitude

Você toma o controle remoto na mão, aponta para a tela da tevê e clica. Então vive aquela sensação de estar no comando. Porém, o que não percebe é que, tão logo apareça a imagem e nela você se detenha, você é que está sendo controlado.

Certo programa, noite dessas, mostrava cenas de uma cidade na Grécia onde as pessoas vivem, em média, mais de 80 anos. Então aparece um velhinho de 95 anos servindo à repórter ovos fritos e salada de tomates com cebolas navegando em azeite de oliva. No dia seguinte, o cardápio de milhões de telespectadores foi ovos fritos com aquela salada e um monte de azeite. Eles acreditaram, sem nenhum questionamento, ser este o segredo da longevidade daquele idoso e dosdemais habitantes daquele lugar.

Isto é realmente terrível.  E reflete-se no hábito de pessoas que deviam decidir mediante processos inteligentes te escolha e decisão. Quer um exemplo?

O empresário ouve as notícias econômicas do país e, como não são nada boas, transfere aquele estado de coisas para seu negócio imediatamente. Ele acaba de decretar em seu cérebro que sua empresa também vai mal.

E para piorar, aonde quer que olhe, ele encontra confirmação para o que pensa, pois o mundo é assim: se você se levantar da cama achando que tudo é bom, vai obter mil confirmações disso. E o contrário também.

O que fazer? 

Faça a sua opção e viva, trabalhe, esforce-se para realizar o que quer que tenha escolhido. Não se deixe influenciar por notícias. Elas são divulgadas com o propósito de atrair atenção do máximo número de ouvintes, leitores ou telespectadores, afinal, eles vivem disso. Largue mão de relacionar os rombos da economia nacional aos seus negócios. Basta raciocinar quão grande deveria ser uma empresa para que a macroeconomia a afetasse na proporção apresentada nos noticiários. Você não pode controlar o mundo inteiro e nem a Nação. Mas a sua empresa e os seus negócios, sim. Portanto, centre-se nisso!

Finalmente, por pior que esteja o país, existe marcado para todos. Só não para quem deseja que as coisas aconteçam de modo fácil, sem esforço algum e nem inteligência. Mas aí, nem para a Alice no País das Maravilhas.