carregando...
Profissão Atitude
EM BUSCA DA PERFEIÇÃO NO DESEMPENHO
EM BUSCA DA PERFEIÇÃO NO DESEMPENHO

Abraham Shapiro

É engraçado. Sabe onde eu observo maior expectativa de perfeição? Nas empresas onde não existem alinhamento e convergência das ideias operacionais entre as áreas. Parece um paradoxo. 

Havia uma diretora que cometia todas as falhas imagináveis nos negócios de sua companhia, mas reclamava desempenho perfeito de seus gerentes. 

E so que ela conseguia? Confusão e baixa eficiência.

Aliás, enquanto ela punha-se a pregar como todos deviam agir para ter sucesso, o dia a dia mostrava que ninguém cumpria nada do que ela exigia. Parece que todos a ouviam para fazer o contrário.

A psicologia explica. O indivíduo não cumpre seus princípios, mas os projeta no formato de obrigação sobre as pessoas a sua volta. E então, o que ele consegue nunca é mais do que desvios compulsórios de seu objetivo, já que todos reagem contrariamente e ninguém suporta o modelo “faça o que mando, mas não faça o que eu faço”.

O que fazer? Minha sugestão. O mais apropriado é definir PROCESSOS. Ao escrevê-los, envolva todos os que já o desempenham. Deixe-os opinar e participar. Depois: treine-os todos para que se alinhem e se engajem a cumpri-los – inclusive a diretoria. Uma metáfora desta etapa é a afinação dos instrumentos de uma orquestra.

Ponha-os a executar. 

Se o desempenho for checado a cada ciclo de realização e as devidas correções forem implantadas, as eventuais falhas começarão a reduzir. Deste modo,  não posso afirmar que a perfeição será alcançada, mas sei que vocês,juntos, estarão cada vez mais próximos dela.