carregando...
Profissão Atitude
DIMINUA A DISTÂNCIA SOCIAL
DIMINUA A DISTÂNCIA SOCIAL

Abraham Shapiro

Ninguém consegue obter a concordância de todo mundo nos relacionamentos. Sempre há e haverá alguma discordância de ponto de vista.

É claro que comportamento é questão de educação. Mas o temperamento às vezes se sobrepõe às regras que os nossos pais e professores tentaram nos ensinar. É aí que avançamos a linha atrás da qual devíamos nos manter.

Quando isso acontece, o orgulho próprio tende a fazer uma série de atentados terroristas na nossa mente. Ficamos ressentidos, achamos que estamos certos, que o outro está errado... e  pensamentos assim são o fermento que nos põe sempre a perder. 

Como sair no lucro? 

Regra de ouro: Não lute para ter razão.

Situações desagradáveis no relacionamento, clima negativo com o outro, requerem que você tome a iniciativa de reduzir a distância social que se implantou aí. 

Tome apenas a iniciativa de procurar aquela pessoa e de propor o fim do mal-estar através de uma conversa curta, objetiva e sem esmiuçar detalhes do ocorrido.  Peça desculpas. 

Depois, não perca a oportunidade de dar atencão a ele ou ela sempre que possível a fim de promover um novo clima positivo entre vocês. Se você souber de seu aniversário, por exemplo, escreva uma mensagem.

A lição prática é: reduza sempre que possível a distância social entre você e todos com quem se relaciona no trabalho e na vida.  Só não confunda as “bolas”. Trabalho não é lugar para se ter amigos, mas colegas.  Não é preciso intimidade, puxa-saquismo e nem outras tendências do comportamento tipicamente latino.  

Procure ser uma fonte de entendimento e compreensão. Praticando isso, todos farão questão da sua presença sempre.