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CARTÕES DE VISITA: NÃO COMETA ESTA GAFE!
CARTÕES DE VISITA: NÃO COMETA ESTA GAFE!

Abraham Shapiro

Há uma expressão em inglês que migrou para o mundo corporativo. É algo relativamente novo no País. A palavra é Matchmaker e significa “casamenteiro”, pessoa que se dedica a aproximar rapazes de moças e vice-versa.  

"Matchmaking" são eventos cujo objetivo é unir empresas que se complementam ou são sinérgicas entre si.  

Construir relacionamentos não é só importante. É essencial. Especialmente porque o networking continua sendo um excelente recurso para encontrar parceiros de negócios e oportunidades. 

Há poucos dias, participei de um evento segmentado em S. Paulo. Embora visasse a troca de informações, muitos dos presentes absurda e surpreendentemente esqueceram seus cartões de visita  no escritório. 

Você iria à batalha sem uma arma? Um profissional que anda sem seus cartões de visita está exatamente nesta condição.

Um gerente de marketing representava sua empresa nesta feira. Lá encontrava-se simplesmente uma constelação de potenciais clientes seus e formadores de opinião.

No momento em que um amigo em comum o apresentou para mim, eu dei-lhe o meu cartão. Aí ele passou a mão sobre os bolsos, abriu sua carteira e dirigiu-me uma justificativa que soou como desculpa (e toda desculpaé esfarrapada): 

- “Perdoe-me! Estou sem cartões. Mas mandarei os meus contatos por e-mail”.

Um mês se passou... e nada dos contatos daquele desconectado tolo!

Qual a interpretação disso? Acidente? Não,negligência. 

Se um responsável pelo Marketing não quer lucrar com novos e poderosos contatos, como deverá ser seu desempenho profissional sobre os resultados da empresa em que trabalha? 

Minha advertência a você, leitor querido e inteligente: 

- “Não esqueça os seus cartões. Carregue suprimento extra onde você possa se socorrer. O seu network é tudo!”