CARTÕES DE VISITA: NÃO COMETA ESTA GAFE!
Abraham Shapiro
Há uma expressão em inglês que migrou para o mundo corporativo. É algo relativamente novo no País. A palavra é Matchmaker e significa “casamenteiro”, pessoa que se dedica a aproximar rapazes de moças e vice-versa.
"Matchmaking" são eventos cujo objetivo é unir empresas que se complementam ou são sinérgicas entre si.
Construir relacionamentos não é só importante. É essencial. Especialmente porque o networking continua sendo um excelente recurso para encontrar parceiros de negócios e oportunidades.
Há poucos dias, participei de um evento segmentado em S. Paulo. Embora visasse a troca de informações, muitos dos presentes absurda e surpreendentemente esqueceram seus cartões de visita no escritório.
Você iria à batalha sem uma arma? Um profissional que anda sem seus cartões de visita está exatamente nesta condição.
Um gerente de marketing representava sua empresa nesta feira. Lá encontrava-se simplesmente uma constelação de potenciais clientes seus e formadores de opinião.
No momento em que um amigo em comum o apresentou para mim, eu dei-lhe o meu cartão. Aí ele passou a mão sobre os bolsos, abriu sua carteira e dirigiu-me uma justificativa que soou como desculpa (e toda desculpaé esfarrapada):
- “Perdoe-me! Estou sem cartões. Mas mandarei os meus contatos por e-mail”.
Um mês se passou... e nada dos contatos daquele desconectado tolo!
Qual a interpretação disso? Acidente? Não,negligência.
Se um responsável pelo Marketing não quer lucrar com novos e poderosos contatos, como deverá ser seu desempenho profissional sobre os resultados da empresa em que trabalha?
Minha advertência a você, leitor querido e inteligente:
- “Não esqueça os seus cartões. Carregue suprimento extra onde você possa se socorrer. O seu network é tudo!”