carregando...
Profissão Atitude
DAR CARONA PODE SER TERRÍVEL
DAR CARONA PODE SER TERRÍVEL

Abraham Shapiro

Dividir o espaço no carro para ir trabalhar ou estudar pode ter muitas vantagens. Nas grandes cidades, os motoristas economizam nas despesas com o veículo, os passageiros garantem mais comodidade em seu deslocamento e o trânsito caótico se vê mais aliviado com menos carros nas ruas. 

Esses benefícios facilitam a vida de muitas pessoas que estão aderindo à prática da carona solidária. O conceito surgiu com o objetivo de evitar o uso do carro por apenas um ocupante. Consiste em fazer com que duas ou mais pessoas que percorrem trajetos iguais ou parecidos usem o mesmo veículo, dividindo os custos. E com a Internet, isso é muito mais fácil. 

Assim, nesta relação temos dois personagens: o caronista – que usufrui da carona –, e o caroneiro: que faz a gentileza de compartilhar o carro. 

Os tempos atuais fazem da carona uma solução econômica, logística, urbana e muito mais. Mas existem resistências porque muitos resistem a ser solidários a esse ponto. 

O que faz muita gente pensar mil vezes é a falta de educação dos caronistas. Eu mesmo, pouquíssimas vezes vi pessoas educadas ao usufruir de uma carona. Quase sempre acaba havendo uma inversão de poderes. Quem manda em tudo é o caronista e, ao final, o dono do veículo é quem se obriga a ser e estar disponível. Ele se torna quase um motorista.

Isto me faz pensar em  quantos problemas ambientais, sociais e outros advêm do baixo nível de educação das pessoas. De fato, o mundo seria um lugar muito melhor para se viver com ou pouco mais de humildade e gratidão.