carregando...
Profissão Atitude
O VALOR DO SEU TEMPO
O VALOR DO SEU TEMPO

Abraham Shapiro

Um homem foi injustamente condenado à morte por um príncipe. Ele propôs ao nobre que, se lhe desse um ano de tolerância, ele ensinaria o cachorro da corte a falar. Caso  conseguisse, estaria livre. Se fracassasse, seria morto como o julgamento determinava. 

Curioso diante da proposta, o nobre aceitou. 

Quando os amigos do condenado vieram visitá-lo, acharam que estivesse louco em negociar dessa forma. Como seria possível ensinar um cachorro a falar?

O homem, então, lhes revelou sua estratégia: 

- “Amigos, pensem comigo.  Um ano é muito tempo. O príncipe pode morrer. Eu posso morrer de morte natural. O cachorro pode morrer. E se nada disso acontecer, vai que eu consiga fazer o cachorro falar!”.

Eu adoro essa história. Ela ensina muito, principalmente que tempo é um bem preciosíssimo; é fortuna real, é riqueza!

Quanto vale um dia? Pergunte a uma diarista e talvez você a ouça dizer: “Eu tenho três crianças. Um dia é o sustento dos meus filhos.”

Em apenas um segundo quantos acidentes graves acontecem e vidas se perdem?

Décimos de segundo para um atleta nas Olimpíadas é o tempo que separa a prata do ouro.

Aquele homem que foi injustamente condenado, na nossa história, mostra que, em um ano, qualquer cenário pode mudar e trazer  grandes e importantes transformações.

No entanto, o sucesso na relação com o tempo consiste em encurtar a visão da realização dos compromissos de médio ou longo prazo assumidos.  Você sempre errará menos quando for capaz de antecipar mentalmente uma agenda assumida para o próximo mês  para daqui dois ou três dias.  Esta redução da distância temporal tem o poder de lhe fazer sentir desde já potenciais adversidades que só apareceriam às vésperas de colocá-lo em prática.   

Valorize o seu tempo, porque a um momento desses ele vai acaba sem que você sequer possa fazer conta.