carregando...
Profissão Atitude
ABANDONE O SENSO COMUM E SALVE OS SEUS NEGÓCIOS
ABANDONE O SENSO COMUM E SALVE OS SEUS NEGÓCIOS

Abraham Shapiro

Todo negócio depende de ideias. Mas há ideias que podem ser enganosas – por mais firmemente que se acredite nelas.

Quais ideias equivocadas podem atrapalhar um empreendimento? 

Há muitas. E em todas as áreas: inovação, vendas, finanças, marketing, gestão etc. Via de regra, em todas as áreas de qualquer empresa há pessoas cujo pensamento arraigado demais pode matar o negócio. 

Recente pesquisa desenvolvida pelo Babson College, escola privada de negócios em Wellesley, Massachusetts, Estados Unidos, mostrou que o sucesso e o fracasso dependem mais da postura que o empreendedor assume do que de fatores externos. Depende de comportamento.

O contexto econômico geral do país, por exemplo, pode, sim, afetar as empresas. Mas, se o empresário e sua equipe ficarem parados diante disso, eles certamente serão engolidos pela crise.

Outra situação pontuada na pesquisa refere-se a objetivos. É preciso afastar objetivos genéricos ao começar um negócio. É comum pensar 'vou fazer o máximo' e achar que isso basta para garantir que a empresa vá bem. Máximo em relação a quê? As pessoas confundem sonho com objetivos. A diferença é que objetivos são claros e mensuráveis. 

Finalmente, a pesquisa mostra que os empreendedores que buscam coisas novas –  ferramentas que os auxiliem na gestão e em outras áreas da empresa –, são mais versáteis e resistentes a crises.   Eles se mobilizam mais rapidamente e conseguem enxergar perspectivas positivas em situações diante das quais outros não as veem e até sucumbem. Portanto, a regra número um para se estabelecer e se manter no mercado é: abandone o senso comum e salve o seu negócio! 

É isso!