carregando...
Profissão Atitude
A RELAÇÃO ENTRE DIZER 'NÃO' E A PRODUTIVIDADE PESSOAL
A RELAÇÃO ENTRE DIZER 'NÃO' E A PRODUTIVIDADE PESSOAL

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Ouço queixas de gerentes e executivos em empresas por suas vidas estarem dispersas e sem rumo. Eu sei exatamente o que acontece com todos eles. Eles se sentem drenados pelas solicitações de pessoas que aparecem à porta de sua sala dizendo: “Tem um minuto?” Após isso, eles veem um dia inteiro ir embora sem produzir nenhum fruto.

A solução para este problema está na Bíblia.

O Rei Salomão disse que a diferença entre o homem e o animal é nula. Quando fui pesquisar o texto original, descobri algo fantástico. Ao pé da letra,  o que o homem mais sábio do mundo disse, foi: “Pois a diferença entre o homem e o animal é ‘não’”.

Traduzindo. Só o homem tem a seu dispor a faculdade de dizer “não” frente a algo que o ameace ou o ponha sob risco. Um animal diabético não se recusa a comer doces. Mas um homem, se quiser, sim.

Olhe para uma turma de estudantes colegiais. Aqueles que dizem “não” ao comportamento de manada predominante no grupo serão os líderes no futuro.

Aprenda a dizer “não” nas ocasiões em que você estiver impossibilitado ou que o ameaçarem a tirá-lo fora dos seus objetivos. E quando aprender a fazê-lo, ensine aos demais à sua volta. Focar no trabalho depende de dizer não a muitas coisas não importantes.

Na vida é preciso saber o que se quer. Nada se consegue sem isso – nem mesmo os frutos de um só dia de trabalho!