carregando...
Profissão Atitude
COMO CHEGAR AO SUCESSO PELO FRACASSO
COMO CHEGAR AO SUCESSO PELO FRACASSO

Abraham Shapiro

Que tal rever o seu modo de analisar as situações?  Há uma história que se passa durante a Segunda Guerra Mundial.

Um mecânico estudava as áreas mais frágeis da blindagem de aviões de combate. O objetivo  era reduzir as baixas de soldados e aeronaves norte-americanas, é claro.

Ao examinar os aviões que retornavam à base, ele observou que as áreas atingidas obedeciam a um padrão. O sinistro normalmente se localizava numa área que, com raras exceções, pouco variava de um avião para outro. 

O mecânico, cujo nome era Abraham Wald, determinou este padrão e formulou um novo modelo de blindagem. 

Ao apresentá-lo a seus superiores, todos esperavam que ele segeriria mais proteção às áreas constantemente atingidas pelos ataques inimigos. Mas ele os surpreendeu. Ao expor os resultados de seu estudo, mostrou ter tido a um insight fantástico. 

Ele sugeriu que fossem feitos reforço e blindagem em diversas áreas das aeronaves, exceto nas que eram atingidas com mais frequência pela artilharia inimiga. Sabe por quê? Se os aviões eram atingidos quase sempre no mesmo lugar e conseguiam voltar para a base, não eram essas avarias que os derrubavam, e sim buracos de bala em áreas distintas àquelas dos aviões que retornavam.

E ele justificou. Quase sempre temos a falsa percepção de enxergar o que deve ser feito pelo viés do que é certo e não consideramos que o erro adota o mesmíssimo padrão, e pode vir no mesmo pacote.

Creio que devemos olhar mais para os fracassos e aprender com eles do que apenas tentar acertar. Este também é um caminho inteligente para o sucesso.