carregando...
Profissão Atitude
NINGUÉM ESTÁ LIVRE PARA FAZER O QUE BEM ENTENDE
NINGUÉM ESTÁ LIVRE PARA FAZER O QUE BEM ENTENDE

Abraham Shapiro

Se você é reconhecido pela sua integridade e tem reputação livre de advertência, atente-se à minha pergunta:  será necessário que você faça questão de prestar contas e adotar critérios de transparência perante outros?

Muitas vezes eu escuto pessoas dizerem: “Não me importa o que pensam de mim, eu sei que faço  a coisa certa”. 

Apesar de que temos, sim, de fazer coisas certas diante aos olhos de D-us e dos homens, precisamos tomar todo o cuidado para não dar uma impressão equivocada aos nossos companheiros.

Eu aprendi dos meus antepassados que há cerca de dois mil anos, quando o tesoureiro entrava nos cofres do Templo de Jerusalém, ele não podia utilizar roupas que lhe permitissem esconder dinheiro, como calça com bolsos, sapatos fechados ou sacola.  Esta precaução era tomada não por dúvida de que ele podesse roubar, mas somente para que as pessoas não pensassem isto dele. 

Agora, imagine em que nível um líder – seja ele empresarial, do governo, de qualquer instituição ou grupo –  deve cuidar-se para não levantar julgamentos desviados da boa reputação que é esperada dele! 

Ninguém vive isolado. Somos uma comunidade, uma nação, onde as informações viajam de um ponto a outro à velocidade da luz. Isso põe cada um de nós debaixo da obrigação de inspirar os outros por meio de cada atitude que praticamos e de elevar o patamar de comportamento aceitável. 

Goste você ou não, todos somos modelos de comportamento aos demais à nossa volta. E as ações de qualquer pessoa têm o poder de gerar uma imagem negativa para si mesma, para sua empresa, para a cidade, o estado, o país... não importa quem ela seja ou o cargo que ocupe.